Imprimir

Notícias / Política BR

Quando deputado, Novais liberou R$ 1 mi a empresa fantasma, diz jornal

G1

Reportagem da edição deste sábado do jornal "Folha de S.Paulo" afirma que, quando era deputado federal, o ministro do Turismo, Pedro Novais (PMDB-MA), destinou R$ 1 milhão em emenda parlamentar para uma suposta empresa de fachada construir uma ponte em Barra do Corda, cidade a 450 km de São Luís, no Maranhão.

A liberação do recurso teria acontecido em 2010, por meio de apresentação de emenda ao Orçamento da União. Segundo a reportagem, o convênio com a Prefeitura de Barra do Corda foi assinado pelo Ministério do Turismo em 8 de dezembro.

A assessoria do ministro informou ao G1 que não cabia ao então deputado cuidar da licitação ou execução da obra. De acordo com a assessoria, os recursos da emenda são “um instrumento legítimo” que os parlamentares têm para beneficiar suas regiões.

Os recursos destinavam-se à construção de uma ponte sobre o Rio Corda, facilitando o acesso a um balneário, o que poderia incrementar a atividade econômica da região, principalmente à ligada ao turismo, informou a assessoria do ministro.

A assessoria disse não ter conseguido confirmar a informação publicada pelo jornal de que a empresa beneficiada seria de fachada.

Segundo o jornal, o recurso da emenda já teria sido todo empenhado. A prefeitura da cidade fez a licitação e ressaltou que Barra do Corda tem potencial turístico. "Temos carnaval, banho de rio", afirmou a filha do prefeito, Sandra Maia, à "Folha de S.Paulo".

A equipe de reportagem do jornal foi a São Luís, capital do estado, no local onde funcionaria a empresa que venceu a licitação. Mas o endereço indicado como sede da construtora era um apartamento residencial onde moraria a avó de um dos donos da empreiteira. A mulher não soube informar o endereço correto da empresa, informou o jornal.

Imprimir