Imprimir

Notícias / Carros & Motos

Setor automotivo debate inovação e competitividade em São Paulo

Valor OnLine

Representantes de montadoras e da indústria de autopeças se reúnem nesta segunda-feira, em São Paulo, para discutir novas estratégias na área de inovação e como essas medidas podem contribuir para a recuperação da competitividade das empresas brasileiras.

Promovido pela Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE) Brasil, entidade que reúne executivos e técnicos ligados à cadeia automobilística, o Simpósio SAE Brasil de Tendências e Inovação se realiza no Sheraton WTC durante todo o dia.

Pela manhã, após a abertura do evento pelo presidente da SAE, Vagner Galeote, representantes do Sindipeças, sindicato que reúne os fornecedores de autopeças, discutirão os desafios do setor, que tem registrado déficits consecutivos e crescentes na balança comercial. Em seguida, executivos das áreas de compras e logísticas, mediados pelo presidente da Delphi Brasil, Gábor Deák, falam sobre a influência das novas tecnologias e da internacionalização nas compras de componentes.

No início da tarde, representantes de grandes montadoras de veículos comerciais e caminhões - Scania, Volvo, MAN e Ford - debatem o avanço dos veículos comerciais e tecnologias e desafios do sistema Euro 5, norma relativa ao controle de emissões cujo cumprimento se torna obrigatório em janeiro de 2012.

Na sequência, dois painéis abordarão propostas para o Brasil se tornar competitivo e o papel do país nos projetos automotivos. Por fim, o presidente da Peugeot América Latina, Carlos Gomes, e o vice-presidente da Toyota Mercosul, Luís Carlos Andrade Júnior, abordam os temas inovação, tecnologia e competitividade no último painel de debates do evento.
Imprimir