Imprimir

Notícias / Economia

Vitrines já adiantam a temporada Primavera-Verão

Da Redação - JM

E em Cuiabá, na opinião do presidente da CDL Cuiabá, Paulo Gasparoto, “durante esta temporada a procura pelas lojas de confecção em Cuiabá aumenta”, já que esta é a estação do calor, e o clima na capital, na maioria dos dias, é quente.

A CDL coloca que os produtos mais procurados são peças leves, como saias, vestidos, shorts e até mesmo biquínis. “O calor faz com que nesta época do ano a procura seja muito maior do que o Outono-inverno. Como o desempenho do Comércio vem sendo sempre positivo, acredita-se que haverá incremento das vendas de até 10%”, calcula Gasparoto.

O presidente do Sindicato do Comércio de Tecidos, Confecções e Afins do Estado de Mato Grosso (Sincotec – MT) e diretor da CDL Cuiabá, Roberto Peron, confirma esta tendência de maior consumo pelo fato de estarmos em uma região de clima tropical. “Realmente as vendas durante a primavera-verão são mais expressivas que no outono-inverno, chegando a ser entre 80 e 90¨% maiores em Mato Grosso. Entretanto, a Primavera é uma moda transitória, pois é no verão que a procura cresce efetivamente. É quando as cores do verão começam a ter mais saída”. Ele ressalta que inverno na região é muito curto, tem no máximo entre 30 e 60 dias apenas.

A falta de oferta de algodão no estado provocou uma alta no produto. Peron explica que, de modo geral, o reajuste nos produtos já ocorreu e que as peças da nova coleção já estão vindo com o preço novo. “Já teve reajuste toda a coleção nova de 6 a 7%, em média. Porém, os produtos 100% algodão tiveram um aumento maior”.

Para manter um estoque que atenda a demanda cada loja mantém um controle interno para avaliar, com base na média de vendas dos anos anteriores, qual deve ser o crescimento na procura no ano corrente. “Geralmente as lojas começam a fazer o pedido de mercadorias já no mês de maio. As encomendas quando são feitas de grandes empresas de confecção, são realizadas com muita antecedência, ainda no primeiro semestre. Já para pronta entrega, são feitas de acordo com a demanda”, resume Peron. Para este ano acredita-se em uma alta nas vendas de peças entre 8 e 10%.

Cores - A moda primavera-verão sempre chega com cores vibrantes para iluminar a estação. Laranja, azul, amarelo e rosa, complementado com cores suaves e cruas (como o marrom). Energizar e suavizar são as palavras de ordem para as cores dessa estação dupla. No meio dessa contradição entre as cores, o simples e o sofisticado se complementam com as berrantes e discretas, o suave e o áspero, o brilho e a falta dele. Essa é a expressão da paleta de cores do verão 2012 (Lenzing). A contradição é complementação. Esse é o recado e o desafio para a moda. Os aspectos ecológicos estão presentes na moda com os tons aquosos (azulados) e terrosos (marrom e verde). Cores suaves que transmitem uma frieza flutuante, leveza e sutileza. As cores pastéis aparecem de maneira sutil em lavanda e rosa bebê. Delicadeza e suavidade para lingerie, vestidos e blusas. diversidade e liberdade são as características das peças. (Assessoria de Imprensa CDL)

Imprimir