Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Britânicos querem financiamento para tecnologias de absorção de CO2

Globo Natureza

Os britânicos precisam investir mais em tecnologias inovadoras para absorção de dióxido de carbono do ar, no intuito de contribuir no controle das mudanças climáticas, afirma um estudo publicado nesta segunda-feira (23) pelo Instituto de Engenheiros Mecânicos, de Londres.

Soluções de geo-engenharia de captura do ar são praticamente inexistentes, mas há esperança de que elas ajudarão a controlar o aumento das emissões de CO2.

O grupo, que representa ao menos 95 mil engenheiros mecânicos, quer que o governo britânico faça um trabalho mais detalhado para demonstrar a viabilidade financeira destas tecnologias.

A instituição afirma que árvores artificiais poderiam ser uma solução, já que podem ser até mil vezes mais eficazes do que árvores naturais. "Governos e empresas precisam priorizar financiamentos destinados a estas inovações para que seja feita a diferença", disse Tim Fox, líder da instituição nas áreas de energia e meio ambiente.

Em teste
Estas tecnologias ainda não testadas poderiam capturar o dióxido de carbono do ar, que seria removido por um filtro e armazenado para ser reaproveitado por indústrias que necessitam deste gás na produção de combustíveis alternativos. Entretanto, é difícil estimar seu custo.

Um relatório divulgado em julho mostra que os processos que usariam o CO2 capturado ainda levariam anos para o desenvolvimento em escala comercial. O governo também deve desenvolver uma política para apoiar este tipo de solução, afirmou o instituto.

Imprimir