Imprimir

Notícias / Educação

MT realiza I Encontro de Avaliadores do Ensino Superior

Da Assessoria/SECITEC

Cerca de 200 avaliadores de Mato Grosso, responsáveis por avaliar os cursos de graduação da Universidade de Mato Grosso (Unemat), da Escola de Saúde do Governo do Estado e da União do Ensino Superior de Nova Mutum (Uninova), participam na próxima quarta-feira (24) do I Encontro de Avaliadores do Ensino Superior Estadual.

O evento a ser realizado a partir das 8h30 no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, irá reunir os integrantes do Banco Estadual de Verificadores da Educação Superior, entidade que abriga docentes avaliadores de cursos e instituições de educação superior.

O I Encontro de Avaliadores do Ensino Superior de Mato Grosso é promovido pela Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Secitec), órgão responsável por analisar, com a ajuda dos docentes, os cursos de graduação mantidos com recursos públicos do Estado.

O Encontro contará com a presença do secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Eliene Lima, do superintendente de Educação Superior, Ildomar Freitas, do reitor da Unemat, Adriano Silva, e do presidente da Câmara de Educação Profissional e Superior, Geraldo Grossi.

Avaliação do Ensino Superior em MT

Para que seja possível a emissão do diploma aos estudantes das universidades públicas estaduais é preciso que ocorra o reconhecimento dos cursos. É nesse processo que entra em ação os cerca de 200 avaliadores de Mato Grosso. A atuação desse grupo de educadores se divide em duas classes: - Regulação de curso, composto por reconhecimento de curso e renovação de reconhecimento de curso.

- Regulação de Ensino Superior, com os itens credenciamento e recredenciamento de instituições de ensino superior.

Regulação de curso

No Reconhecimento de curso, uma equipe de avaliadores é enviada à universidade que instalou o novo curso para analisar a qualidade do mesmo. Os docentes elaboram um relatório, ao qual constará a indicação de reconhecimento ou o fechamento do curso. Esse relatório é enviado ao Conselho Estadual de Educação, que define se a nova graduação é ou não reconhecida. Recebendo o reconhecimento, o curso recém instalado precisará a cada cinco anos ser analisado pelos docentes do Banco Estadual de Verificadores da Educação Superior.

Já na Renovação de reconhecimento de curso, as graduações das universidades estaduais, que anteriormente receberam o certificado de reconhecimento de curso, passam a cada cinco anos por nova avaliação. Nesse processo esses cursos são reavaliados e se constatado a legalidade, têm o reconhecimento de curso renovado.

Em 2011, de acordo com a Superintendência de Educação Superior da Secitec, a Unemat ingressou com pedido de reconhecimento e renovação de reconhecimento de 25 cursos.

Regulação de Ensino Superior

As instituições de ensino também passam por avaliação. Nos primeiros meses de atividade essas unidades receberam um credenciamento para funcionar por um período de cinco anos. Passado esse período os docentes fazem novas avaliações, ao qual concedem recredenciamento que pode valer por até 10 anos, caso as universidades atendam todos os requisitos para funcionar.

As atividades de Regulação de curso e a Regulação de Ensino Superior em Mato Grosso são desenvolvidas pela Secitec, através da Coordenadoria de Regulação do Ensino Superior, coordenado pela servidora efetiva Fátima Araújo Possamai.
Imprimir