Imprimir

Notícias / Universo Jurídico

Sinpen e Sessamt procuram Sindessmat para negociar

Da Assessoria/Sindessmat

Os Sindicatos dos Profissionais de Enfermagem(Sinpen) e dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde(Sessamt) procuraram via setor jurídico o Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde (Sindessmat) para apresentarem uma contra proposta no sentido de chegarem a um entendimento.

Por telefone no final da manhã ficou praticamente fechada com o Sessamt. A contra proposta apresentada pelo Sessamt foi de reajuste de 8% para os trabalhadores com piso mínimo de R$ 600,00, cesta básica no valor de R$ 100 e 5% para os que ganham acima do piso. “Vamos levar a proposta para a assembléia geral com os representantes dos estabelecimentos de saúde e assim tentarmos finalizar o acordo”, afirmou Patrícia West, diretora executiva do Sindessmat.

Quanto ao Sinpen, nesse primeiro momento, ainda não houve um acordo quanto a um reajuste consensual, o que pode mudar até o final da tarde. Mas as negociações continuam abertas por parte do Sindessmat.

A discussão maior é referente ao salário do técnico de enfermagem que o Sinpen mantém o pedido dos 15% e o Sindessmat oferece 8%.

Uma decisão do Tribunal Regional do Trabalho determinou que fosse mantido durante a greve a permanência de 75% dos trabalhadores em UTI e centro cirúrgico, 50% em pronto atendimento e 30% nos demais serviços de saúde, respeitando o limite mínimo de 2 trabalhadores por posto de enfermagem. Os hospitais estão levantando se os percentuais mínimos foram respeitados.
Imprimir