Imprimir

Notícias / Educação

Conselho regional do campus da UNEMAT em Cáceres aprova por unanimidade a implantação do curso de Medicina

Assessoria - UNEMAT-Cáceres

Os 14 conselheiros que compõem o colegiado do regional do Campus Universitário “Jane Vanini”, da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) em Cáceres aprovaram por unanimidade a implantação do curso de Medicina que será vinculado a unidade universitária. A reunião foi realizada nesta segunda (22.08) em caráter extraordinário e configurou-se em um momento vitorioso e histórico para universidade.

Foram quatro horas de intenso debate que enfocou o projeto político-pedagógico e o estudo orçamentário e financeiro para implantação do novo curso. Discussões que partiram de informações apresentadas pelos pró-reitores de Ensino e Graduação, Ana Di Renzo, e Weily Toro Machado, da Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PRPDI) e a presidente da comissão de implantação do curso, Cristina Teodoro de Melo Mendo, médica e integrante do corpo docente efetivo da UNEMAT. A equipe foi convidadada pelo presidente do conselho, o professor doutor Anderson Marques do Amaral, para contribuir no debate.Também esteve presente na reunião o pró-reitor de Assuntos Estudantis (PRAE), Francisco Lledo, e os representantes do Direitório Central dos Estudantes ( DCE).

Para os conselheiros, mais uma vez a universidade faz uso do sentimento de ousadia, que sempre a caracterizou.Uma ousadia necessária e respaldada pelo estudo apresentada pela comissão de implantação da nova graduação, que demostrou a possibilidade de cumprir com as exigências para o funcionamento do novo curso sem causar prejuízos para os demais que já estão em funcionamento.

O presidente do conselho e coordenador regional do campus de Cáceres, Anderson Amaral, falou da importância da implantação do curso de Medicina para o fortalecimento do campus de Cáceres e consolidação da universidade que agora atinge que um outro patamar entre as Instituições de Ensino Superior ( IES). Para o coordenador, a aprovação do projeto nessa primeira instância demonstra “o projeto de campus e as áreas que queremos reforçar ”, disse lembrando dos momentos históricos que a universidade teve que ousar e decidir pela sua expansão e consequentemente pela sua sobrevivência desde a sua criação em 1978 em Cáceres.

Ele lembrou que a implantação do curso de Medicina reforça o projeto de desenvolvimento para região Sudoeste do Estado, que tem na pretação de serviço nas áreas da educação e saúde suas ações prioritárias.Para o municípios de Cáceres é o reconhecimento da vocação da cidade que atende diariamente pessoas de todos os cantos de Mato Grosso e estados vizinhos com serviços na área da Educação e Saúde.

A partir da aprovação do conselho regional do campus, o projeto para implantação do curso de Medicina será encaminhado para os conselhos superiores da UNEMAT que são o Conselho Universitário(CONSUNI); de Ensino, Pesquisa e Extensão(CONEPE) e por fim pelo Conselho Curador .

Filosofia do curso

O curso que está sendo proposto tem como referencial a formação profissional que congregue teoria e a prática desde o primeiro semestre da graduação a partir do envolvimento dos alunos com a comunidade.
Imprimir