Imprimir

Notícias / Educação

UnB corta ligações de água e energia da Casa do Estudante

G1

A Universidade de Brasília cortou as ligações de água e energia da Casa do Estudante Universitário (CEU) na tarde desta segunda-feira (22). Por meio da medida, a instituição diz pretender garantir o início da reforma dos apartamentos, que está prevista para durar um ano.

De acordo com a UnB, o prazo inicial para desocupação da casa, que abrigava 240 alunos, foi 25 de fevereiro. Apesar da determinação, a universidade diz haver 30 pessoas ocupando a CEU atualmente, a maioria deles de forma irregular.

Apenas três desses moradores estariam cadastrados no programa de assistência estudantil da universidade e um teria chegado a receber auxílio-moradia até o mês passado. Já os demais, segundo a universidade, não atendem aos critérios para receber o benefício ou não têm vínculo com a UnB.

Para que os estudantes desocupassem a casa, a universidade ofereceu duas opções: o auxílio de R$ 510 para aluguel de apartamento ou a transferência para imóveis alugados pela Fundação Universidade de Brasília.

Os ocupantes decretaram autogestão da CEU em 10 de junho, depois de resistir por quatro meses nos apartamentos. No dia 3 de junho, dois estudantes que se recusavam a desocupar os espaços foram presos por incendiar um conteiner de lixo na CEU. Eles também eram acusados, junto com um ex-aluno, de desacato e ameaça.
Imprimir