Imprimir

Notícias / Esportes

Confederação de Basquete usa Cuiabá como modelo para projeto pioneiro

Da Redação/ Jardel Arruda

O presidente da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), Gerasime Grego Bosikis, aproveitou a confirmação da Copa América de Basquete Feminino em Cuiabá, ontem (17), para lançar o novo projeto da CBB: Descobrindo Talentos.

A proposta é de aproveitar a posição geográfica privilegiada, os alojamentos e as áreas para treino que Cuiabá oferece para reunir jovens de 14 a 16 anos das federações vizinhas - Acre, Rondônia, Goiás e Mato Grosso do Sul – para serem treinados e observados durante uma semana por técnicos da seleção brasileira. A idéia é montar um banco de dados com informações dos jogadores para poder aproveitá-los nas seleções de base.

“Serão cerca de 60 atletas treinando com técnicos da seleção. Os que se saírem bem serão chamados nas próximas convocações das seleções de base. É uma pré pré-seleção”, explicou Grego.

Se o modelo der certo em Cuiabá, o evento será repetido nas regiões Nordeste e Norte. As regiões Sul e Sudeste devem ficar fora deste processo porque já tem a cena do basquete desenvolvida e, portanto os talentos já são devidamente observados. “Temos trabalhado para levar o basquete aos 27 Estados do país. A descentralização e a utilização de Cuiabá como modelo aproxima o esporte de quem esta longe do Sul e Sudeste”, finalizou.
Imprimir