Imprimir

Notícias / Educação

Reunião do Conselho Nacional de Educação em Mato Grosso alinha política nacional

Da Assessoria/Secom-MT

Secretários de Estado de Educação de todo o País se reúnem neste momento no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, durante a IV Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Educação (Consed), nesta quinta e sexta-feira (25 e 26.08). O evento, que também conta com a presença de representantes do Ministério da Educação (MEC), e das instituições de Ensino do Estado, além de professores e técnicos, tem como objetivo discutir a formação unificada de gestores escolares dentro de uma política nacional, além de outros assuntos relativos à elaboração de políticas públicas voltadas à Educação.

O governador Silval Barbosa abriu o evento ao lado da secretária de Educação do Mato Grosso, Rosa Neide Sandes. Durante a reunião Silval destacou a importância do Conselho para a definição de propostas que tragam mais desenvolvimento ao Ensino Público. “Trata-se de um evento muito importante para o País e para o Estado, e é uma grande satisfação ter este encontro sediado em Mato Grosso, graças à articulação da Seduc que vem desempenhando um papel exemplar na gestão pública da Educação”, assinalou.

Silval Barbosa afirmou também que o Governo do Estado estará aberto para o consenso do colegiado. “Estamos à disposição para defender o que for proposto neste grupo, que deve debater temas importantes como a qualificação permanente de profissionais e políticas voltadas à valorização do educador. São temas que devem ser tratados de maneira ampliada, por meio da troca de experiências de gestão e avaliação dos resultados de cada Estado”, ressaltou.

A secretária de Educação, Rosa Neide Sandes, destacou que Mato Grosso é exemplo nacional em Educação. “O Estado tem se destacado na elaboração das políticas educacionais. Nesta reunião iremos expor nossas experiências, além de discutir o processo nacional de formação dos diretores de escolas do País. O que é primordial para a melhoria na Educação Pública”, acrescentou.

A presidente do Consed e secretária de Educação de Mato Grosso do Sul, Maria Nilene Badeca, falou um pouco mais do encontro. “Essa é nossa quarta reunião extraordinária do ano e vamos tratar de assuntos importantes, como o plano de carreira dos professores, questões salariais e a formação. Queremos também solidificar a troca de experiências exitosas nas gestões estaduais”, disse.

Para o secretário de Articulação com os Sistemas de Educação do MEC, Carlos Abicalil, o encontro é importante pois deve pautar as ações do Governo Federal. “Estamos em fase de consolidação do Plano Nacional de Educação, e esses debates nos levam a rediscutir o Pacto Federativo de maneira mais consistente”, disse.

Secretaria de Educação Básica do MEC, Helena Costa de Freitas. Ela apresentou as diretrizes da política nacional formativa dos educadores contida no PNE.

Segundo ela, o Plano propõe a criação de um Sistema Nacional de Formação e com base nesse encaminhamento, cada Estado deve organizar seus Sistemas Estaduais. “Essas estruturas devem conter diretrizes formativas para os profissionais que já estão nas escolas e principalmente incentivo aos jovens que ainda estão no ensino médio, para que possam cursar licenciaturas e assim tornarem-se futuros educadores”, disse.

Helena de Freitas também apresentou propostas de emenda para aperfeiçoamento do PNE e defendeu a necessidade de valorização profissional, com pagamento do Piso Nacional do Magistério para os professores que ingressam na carreira e garantia de crescimento na profissão, como base para a qualidade do ensino.



Imprimir