Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Pilhas e baterias já têm destino para coleta seletiva em Cuiabá; veja aqui

Da Redação - Priscilla Vilela

Diante das grandes discussões sobre a poluição e meio ambiente, cada vez mais tem ganhado destaque a importância de destinação correta a materiais que devem ser reciclados para evitar contaminação dos solos. Muita gente inclusive reclama que até tem vontade de reciclar, que se preocupa com a coleta seletiva desses lixos, mas não sabe para onde deve levar, por exemplo, os carregamentos de pilhas ou peças de computadores.

Pensando nisso, o Olhar Direto reuniu aqui os locais aonde devem ser levados os materiais nocivos. Algumas instituições comerciais daqui de Cuiabá mesmo participam da coleta. São vários pontos de recolhimento em toda a capital, de fácil acesso, e algumas ainda, contam com colaboradores que buscam o material na residência do próprio doador.

As pilhas e baterias de celulares nocivos a saúde por apresentarem em sua composição o zinco e chumbo, podem ser descartados no Supermercado Modelo nas lojas das avenidas Fernando Correa, Miguel Sutil, e nas filiais do bairro CPA III, Ponte Nova e no Aeroporto.

Já o óleo de cozinha, que normalmente é descartado nas pias das residências e acaba entupindo encanamentos e impermeabilizando solos, são ‘guardados’ pela central de coleta da base Maxvinil. Nesse caso, os colaboradores deixam na casa do solicitante um vasilhame, que assim que estiver cheio, é encaminhado para a instituição. Para solicitar, é só ligar no (65) 3611-3050.

Os materiais mais lembrados normalmente para o destino a reciclagem como, papéis, latas, vidros, caixas de leite e suco e jornais, podem ser entregues ao Supermercado Extra, situado na Avenida Fernando Correa. Lá, há um ponto de representação da cooperativa de catadores do município que recebe o material e destina para o repasse adequado.

Os materiais eletrônicos contam com uma base de recolhimento próximo ao Corpo de Bombeiros do Coxipó, também na Avenida Fernando Correa. Para maiores informações ligar no (65) 3665-1138. Quanto à parte de remédios vencidos ou velhos, cabe a Farmácia de Manipulação Pholoreaceae na Avenida Isaac Póvoas dar o ‘abrigo’ ao material.

Imprimir