Imprimir

Notícias / Política MT

Jaime cobra de ministro mais investimentos no ser humano

De Brasília - Vinícius Tavares

A solução dos governos federal e estadual para o caos na segurança pública é fazer investimentos na capacitação e valorização do servidor. A opinião é do senador Jaime Campos (DEM/MT), que participou nesta quinta-feira (25/8) de audiência pública na Comissão Temporária de Segurança Pública do Senado para ouviro ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e as ações do governo para o combate à criminalidade.

O senador lamentou o péssimos salários pagos aos policiais em Mato Grosso e as diferenças nos vencimentos entre os policiais federais. Jaime disse que com dois mil reais po mês o policial fica obrigado a fazer "bico" para se sustentar.

"Temos que investir no ser humano, em capacitação e valorização. Em mato grosso um PM ganha por volta de dois mil reais. Ele ganha um distintivo, uma arma e é obrigado a fazer bico", alertou.

Jaime disse que o medo da violência fez com que a população considerasse o problema d segurança pública assunto mais prioritário do que a saúde.
"Tem pesquisas que mostram que a principal preocupação não é mais com a saúde, mas com a segurança. A população está assustada", comentou.

O ministro reocnheceu a existência de discrepâncias regionais nos vencimentos dos policiais e também entre as diferentes categorias e disse que o principal desafio do governo federal é promover a integração entre as forças de segurança e também destas com as forças militares comandadas pelo Ministério da Defesa.
Imprimir