Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Manifestantes ocupam piso e aguardam saída de autoridades

Reportagem Local - Laura Petraglia e Lucas Bólico / Da Redação - Alline Marques

Cerca de 200 manifestantes marcharam do Parque Mãe Bonifácia até ao Centro de Eventos Pantanal, onde políticos e autoridades estão reunidos para participar do Congresso Internacional de Direito Constitucional “A Constituição e o Meio Ambiente Desafios Presentes”. Os manifestantes entraram no prédio e ocuparam o piso térreo do Centro de Eventos. Eles estão aguardando a saída das autoridades presentes.

Exatamente quando o presidente do Ibama (Instituto Brasileiro de Recursos Naturais e Renováveis), Curt Trennepohl , abria o evento, em uma sala no piso superior, os manifestantes ocuparam o piso inferior e começaram a protestar com gritos de ordem e batendo tambores. As portas do auditório fechadas não impediram que o barulho invadisse o local.

Um dos principais alvos do protesto é o deputado federal Aldo Rebelo (PC do B), relator da proposta do Novo Código Florestal, que tem presença confirmada no evento. "De comunista só sobrou o nome no partido. Essa é uma proposta que favorece apenas o capital", afirmou Antonio Cordeiro, membro da coordenação estadual do Movimento dos Trabalhadore Rurais Sem Terra (MST).

A senadora ruralista Kátia Abreu (DEM) também é alvo constante de cantos irônicos dos manifestantes. De acordo com organizadores do protesto, o ato não tem hora para acabar. Eles aguardam a saída das autoridades presentes. De acordo com o grupo que organizou a marcha, o desmatamento da Amazônia cresceu 80% em Mato Grosso desde que iniciaram as discussões sobre o novo Código Florestal.

Estão presentes na manifestação entidades como o MST, Central Única dos Trabalhadores (CUT), a União Nacional dos Estudantes (UNE) e representantes de cursos como Engenharia Florestal.
Imprimir