Imprimir

Notícias / Carros & Motos

Novo Fiat 500 reforça a importância dos pequenos no mercado mundial de carros

R7

Há 10 anos, escolher um carro compacto para ser o ícone de uma marca no retorno ao mercado norte-americano, onde gigantescos SUVs e picapes dominam, seria loucura. Mas foi justamente essa estratégia que a Fiat escolheu, amparada pela crescente tendência mundial do down-size (diminuição do tamanho) no mercado de automóveis.

Em abril deste ano, 25% das vendas nos EUA foram de compactos ou subcompactos, ante 10% de uma década atrás. O modelo escolhido pela Fiat é o 500 (Quinhentos ou Cinquecento), agora fabricado no México, na planta da Chrysler na cidade de Toluca. Foi-se o tempo em que carro pequeno era sinônimo de carro simples.

Os inúmeros lançamentos no segmento dos compactos Premium comprovam que esse filão é de vital importância para as montadoras, em um mundo no qual os consumidores procuram opções menos agressivas ao meio-ambiente – carros mais econômicos, menos poluentes e que usam menor quantidade de matéria-prima na construção.

Imprimir