Imprimir

Notícias / Brasil

Projeto itinerante ensina moradores a preservar Mata Atlântica em MS

G1

O último levantamento feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais ( INPE) apontou que há apenas 2% de Mata Atlântica preservada no município de Dourados, distante 225 quilômetros de Campo Grande. Nesta semana, o caminhão do projeto itinerante da Fundação SOS Mata Atlântica levou informações para a população da cidade sobre a preservação do bioma.

“O objetivo do caminhão é ensinar as ações do dia a dia que deixem as pessoas mais próximas do bioma Mata Atlântica”, afirma o biólogo Anderson Palmeira.

A Mata Atlântica abrange 15% do território nacional e está presente em 17 estados que vão do Rio Grande do Sul ao Piauí. Mesmo com a grande extensão, o bioma corre riscos de desaparecer. Ainda segundo informações do INPE, cerca de 93% da formação original foram devastados.
saiba mais

Agricultores de MS participam de projeto de sustentabilidade

Em Mato Grosso do Sul, de 2008 a 2010, foram destruídos 117 hectares do ecossistema, segundo dados SOS Mata Atlântica.

O projeto itinerante ensina que para manter o restante do bioma é preciso reciclar. Um dos exemplos são bancos feitos de papelão e pneu velho. Em Dourados a Associação dos Agentes Ecológicos (Agecold) também ensina outros meios para reaproveitar mateiras.

“Muitas coisas que encontramos no lixo podem ser aproveitadas, como garrafas pet, que podem ser transformadas em sofás e até brinquedos”, explica o biólogo Guilherme Dosvaldo Guastaldi.

Serviço:
O caminhão do projeto SOS Mata atlântica fica em Dourados até o domingo (28, na praça Antônio João, no centro. A entrada é gratuita.


Imprimir