Imprimir

Notícias / Educação

Nenhum deputado de MT milita pela educação nas comissões da Câmara

De Brasília - Vinícius Tavares

A perda de mandato de Ságuas Moraes e Carlos Abicalil da Câmara Federal e de Serys Slhessarernko do Senado após as eleições de 2010 não trouxe prejuízos apenas para o Partido dos Trabalhadores (PT), que ficou sem mandato em nenhuma das duas Casas.A derrocada petista fez com que Mato Grosso ficasse sem representantes na Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal, que sempre foi um reduto do PT e dos partidos de esquerda em defesa de um ensino público de qualidade.

Ságuas Moraes (PT) ocupava uma cadeira de titular na Comissão de Educação da Casa, mas foi substituiído no final de julho por Nilson Leitão (PSDB), que preferiu participar das comissões de Fiscalização FInanceira e Controle como titular e das de Agricultura e Segurança Pública na condição de suplente.

A cadeira que Ságuas ocupava era a mesma que havia sido de Carlos Abicalil, que ascendeu à política por meio da militância na educação.

Entre os senadores, Pedro Taques e Jaime Campos são suplentes da Comissão de Educação do Senado. Serys Slhessarenko, que é professora aposentada da Universidade Federal de Mato Grosso, foi titular do colegiado em seu primeiro no Senado, iniciado em 2003.

"Infelizmente não temos mais representantes dedicados à causa da educação. Isso é muito ruim para o Estado", constata com tristeza.

Além de a educação ter ficado sem um representante como titular nas comissões temáticas nas duas Casas, a ausência de um mato-grossense contrasta com a presença de figuras ilustres que nada tem a ver com a defesa do ensino. É o caso do campeão de votos nas eleições de 2010, deputado Tiririca (PP/SP), que é titular na Comissão de Educação da Câmara.

Confira em quais comissões e subcomissões deputados e senadores de Mato Grosso atuam:

Carlos Bezerra (PMDB/MT) participa da Comissão de Constituição e Justiça.

Homero Pereira (PSD/MT) integra como titular a comissão de agricultura; a subcomissão permanente de fusão de empresas; e a subcomissão especial de terras estrangeiras; e como suplente a comissão de meio ambiente, a subcomissão permanente do endividamento agrícola; e subcomissão especial de assimetias mercosul.

Júlio Campos (DEM/MT) atua como titular nas comissões de ciência e tecnologia; de segurança pública; e na subcomissão especial de rádio digital; e como suplente na comissão de minas e energia.

Neri Geller (PSD/MT) é titular da comissão da amazônia, integração nacional e desenvolvimento regional, e da subcomissões do endividamento; da agricultura familiar; e da aquisição de terras estrangeira; e suplente na comisão de agricultura e da subcomissão da produção do leite.

NIlson Leitão (PSDB/MT) participa comotitular da comissão de fiscalização financeira e controle e como suplente nas comissões de agriculltura; e de combate ao crime organizado.

Roberto Dorner (PSD/MT) integra como titular a comissão de desenvolvimento urbano; e como suplente nas comissões de agricultura, e na subcomissão de endividamento agrícola.

Valtenir Pereira (PSB/MT) participa como titular da comissão de constituição de justiça; da comissão mista de orçamento; reformsa poítica; comissão dos empregos públicos da Funasa; remuneração dos advogados públicos; código de processo civil; e de segurança pública; além de suplente na comissão da Amazônia.

Wellington Fagundes (PR/MT) participa como titular da comissão de viação e transportes; e como suplente nas comissões de desenvolvimento, indústria e comércio; e nas subcomissões permanentes de rodovias e de aeroportos.

Blairo Maggi (PR/MT) participa das comissões de assuntos econômicos; de serviços de infraestrutura; de meio ambiente; de acompanhamento das obra da copa e das olimpíadas; de agricltura e reforma agrária; de relações exteriores; de modernização das forças armadas; da amazônia e faixa de fronteira; da Rio +20 e de mudanças climáticas; e de alterações no sistema nacional de defesa civil.

Jaime Campos (DEM/MT) integra as comissões de assuntos sociais, a subcomissão de assuntos municipais; da comissão de assuntos sociais; a subcomissão permanente do trabalho e previdência; e a subcomissão temporária de segurança pública.

Pedro Taques (PDT/MT) é memboro das comissões de assuntos econômicos; de constituição e justiça; de ciência, tecnologia, inovação, comunicação e informática; de educação, cultura e esporte; de infraestrutura; de acompanhamento de obras da copa e das olimpíadas; de supostas irregularidades do Ecad; dos conflitos agrários no Acre, Amazonas e Rondônia; de ações da política nacional de segurança pública; e da reforma política.
Imprimir