Imprimir

Notícias / Cidades

Mutirão beneficia moradores do Residencial Coxipó

Da Assessoria/TJMT

O Programa Justiça Comunitária do Tribunal de Justiça de Mato Grosso fez parte neste sábado (27 de agosto) da programação do Mutirão da Cidadania que o Governo do Estado promove por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), com o apoio de parceiros. Cerca de 12 mil moradores do Grande Residencial Coxipó que abrange 10 bairros (Residencial Coxipó, Getúlio Vargas, Getúlio Vargas II, Jardim Santa Terezinha, Jardim Presidente I, Jardim Presidente II, Vila Verde, Parque Residencial, Itapajé e São Gonçalo III) foram beneficiados com diversos serviços e atividades desenvolvidos na Escola Estadual Professora Paciana Torres de Santana, localizada na avenida principal do Residencial Coxipó, em Cuiabá. Todos os atendimentos realizados no mutirão são oferecidos de forma gratuita à população.

De acordo com a juíza Ana Cristina Silva Mendes, coordenadora do programa da Justiça Comunitária em Mato Grosso, este evento é uma forma da Justiça estar mais perto da população e resolver os problemas das comunidades carentes. A participação efetiva de cinco integrantes da equipe de apoio do programa e seis agentes comunitários de Justiça e Cidadania propiciou a obtenção de bons resultados. Foram feitos setenta e seis atendimentos entre orientações jurídicas e mediação de conflitos, visando o estabelecimento de acordos, além de fazer o encaminhamento de suas demandas. “É que, no local onde as pessoas vivem, há um código próprio de valores e por isso busca-se, além de prestar esclarecimentos à população, dar assistência contínua após o mutirão pelos agentes comunitários e cidadania, realizado no posto de atendimento do programa instalado no bairro”, afirmou a juíza Ana Cristina.

“O Governo do Estado está empenhado no desenvolvimento de ações que, de fato, beneficiem a todos. O mutirão da cidadania é uma das ferramentas para oportunizar aos cidadãos o acesso aos serviços oferecidos gratuitamente", disse João Paulo Kouto, coordenador do Mutirão da Cidadania.

Benedito Paulo de Abreu presidente da associação de moradores do Jardim Santa Terezinha e coordenador regional da UCAM (União Coxipoense de Associação de Moradores), disse que o mutirão vem atender a toda a comunidade sem condições financeiras para se deslocar até os órgãos públicos e em busca das informações. “São iniciativas como essas que melhoram a nossa vida. Quantos daqui hoje teriam acesso a tantos benefícios e informações, se não fosse essa ação, beneficiando toda a comunidade?”, questionou.

Para a agente comunitária Clarisnete de Oliveira Santos, que reside no Bairro Jardim Presidente II há 13 anos, onde faz atendimento do programa no Centro Comunitário do bairro, é uma satisfação participar desta ação. “É muito gratificante, pois esses serviços oferecidos são essenciais à população, é uma oportunidade de terem acesso e receberem orientações”, concluiu Clarisnete que também é agente de saúde no Posto de Saúde do bairro Residencial Coxipó.

Os servidores da Setas-MT e dos vários parceiros do mutirão estiveram na escola para confeccionar carteira de identidade, carteira de trabalho, certidão de nascimento (1ª e 2ª via), Cartão SUS, boletim de ocorrência, palestras: direito do consumidor; educação para o trânsito; e orientações ambientais e jurídicas. No atendimento em saúde, foram realizados testes de glicemia, aferição de pressão arterial. Também houve apresentações culturais, práticas esportivas e de lazer.

Participaram do atendimento no Mutirão os agentes comunitários de Justiça e Cidadania Áurea Rosa Correa, Benedita Cunha de Castro, Rosangela Peixoto, Romilda Júlia Souza, Constança Moraes, e a equipe de apoio da Justiça Comunitária, com os servidores Maria Helena de Deus Bezerra, Luiz Henrique de Lima Alves, Sônia Maria Dias Amaral.
Imprimir