Imprimir

Notícias / Política BR

Parlamentares votam cassação de deputada nesta terça

De Brasília – Bruno Cassiano

O futuro da deputada Jaqueline Roriz (PNM/DF) está nas mãos dos 512 deputados federais. Os parlamentares devem votar nesta terça-feira (30), o pedido de cassação do mandato da deputada. O regimento interno da Câmara é necessário o voto de 257 deputados, ou seja, maioria absoluta. A votação é secreta.

A filha do ex-governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz (PSC), é acusada por decoro parlamentar. Em junho deste ano, o Conselho de Ética da Casa aprovou por 11 votos a três, o parecer a favor do pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

A parlamentar optou por fazer a própria defesa no plenário, segundo sua assessoria. O discurso tem 12 páginas e de acordo com a assessoria, foi escrito pela própria deputada com auxilio do advogado de defesa.

No discurso, Jaqueline deve repetir os argumentos dados por sua defesa até agora, de que não era deputada quando foi gravada recebendo dinheiro de Barbosa.

Jaqueline foi filmada em 2006, quando era deputada distrital, recebendo uma quantia em dinheiro do ex-secretário de relações institucionais do GDF Durval Barbosa, operador e delator do esquema chamado mensalão do DEM do DF. O vídeo só foi divulgado em março deste ano e, por isso, foram considerados que suas repercussões são atuais. (Contém informações de Agências Câmara).
Imprimir