Imprimir

Notícias / Educação

Gerações de estudantes se unem para comemorar ‘nova’ escola

Assessoria/Seduc-MT

Comunidade festeja fim das obras na Escola Estadual Alina Tocantins
Siriri, sertanejo, danças típicas regionais e exposição de trabalhos. Esses foram alguns dos trabalhos produzidos na Escola Estadual Alina Nascimento Tocantins durante as festividades de entrega do prédio reformado para a comunidade do bairro Cidade Alta, em Cuiabá. A comemoração, sexta-feira (26.08), reuniu as várias gerações de estudantes da escola.

O ex-estudante Sebastião Padilha dos Santos entrou na escola em 1977 onde permanece até hoje, agora na figura de pais do estudante Maxwell Vinícius, de 10 anos. Essa prática é uma das características registradas pela comunidade do Alina Tocantins, que tornam a escola o quintal das próprias casas dos moradores tradicionais do bairro Cidade Alta.

No evento realizado para comemoração da reforma da escola, esteve presente outro pai e ex-aluno da escola Valdir Ribeiro Pereira. Estudante no final da década de 80, hoje participa das atividades da escola acompanhando o desempenho dos filhos Igor, 7 anos, e Mateus, 10 anos.

Testemunhando todas essas gerações que passaram pelos bancos escolares, Waldomiro Pereira dos Santos, há 34 anos, trabalha como técnico administrativo. “Todos foram bons alunos e amigos da escola, sempre participaram, como alunos e agora como responsáveis pelos filhos matriculados aqui”, relatou. Santos é uma testemunha ocular das transformações da escola. “Quando cheguei aqui, as paredes de um dos blocos de salas era de aglomerado, o telhado de amianto, hoje presencio a mudança, uma conquista para a comunidade”, disse.

“Essa característica de fazer da escola uma extensão do lar é a marca registrada da Escola Estadual Alina Nascimento Tocantins”, relata a diretora Roselane da Silva. Conforme ela, que está na escola desde 2006, as melhorias foram uma luta dos moradores do bairro. Os cerca de 400 estudantes e a comunidade manifestam sentimento de pertencimento ao bairro.
Imprimir