Imprimir

Notícias / Cidades

Abrigo Bom Jesus é reformado mas ainda precisa de serviços voluntários

Da Redação - Laura Petraglia

Criada há 72 anos a Fundação Abrigo Bom Jesus de Cuiabá tem executado com primor o seu trabalho de cuidar de idosos carentes, que muitas vezes, são abandonados por seus familiares. O local que abriga e cuida de cerca de 170 idosos ficou abandonado por mais de 20 anos, mas recentemente foi reformado pelo governo do Estado e agora pode oferecer a essas pessoas mais dignidade.

O investimento de R$ 927 mil possibilitou a compra de equipamentos para a unidade, a adequação e reforma dos 17 banheiros da unidade, a substituição de degraus por rampas, além da colocação de barras de apoio, para que os moradores da casa possam ter mais segurança e evitar incidentes tais como as quedas, que podem ser letais para eles.

Na manhã desta sexta-feira (2), o governador Silval Barbosa, acompanhado da primeira-dama e secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), Roseli Barbosa, assinou durante visita à Fundação o termo de compromisso para a construção da lavanderia, reforma do telhado e compra de equipamentos para a unidade no valor de R$ 176 mil.

“As pessoas são muito sensíveis às crianças, mas já com o idoso não é da mesma forma. Tudo que estiver ao meu alcance eu farei para melhorar o cuidado”, afirmou a primeira-dama, que na oportunidade recebeu o tíítulo de presidente de honra da Fundação Bom Jesus de Cuiabá.

A diretora da Fundação Abrigo Bom Jesus de Cuiabá, Ana Maria Bezerra,afirma que local vai melhorar bastante com a individualização de roupas e armários dos idosos. “O abrigo, que possui 72 anos e ficou por cerca de 20 em estado precário, hoje está muito bom. Todo o trabalho aqui é realizado com dignidade e carinho, mas claro, não substituímos a família”, afirmou.

Ana relata que apesar variedade de histórias de vidas que podem ouvidas pelos moradores casa, os idosos que vivem no abrigo possuem um ponto em comum: perderam ou foram abandonados pela família. Por isso ela afirma que o trabalho dos voluntários é tão precioso para a Casa. “Esses idosos precisam de atenção, conversa e carinho. Muitos deles esperam ansiosos a visita dos voluntários para conversar e receber carinho”, relata a presidente.

A Fundação Abrigo do Bom Jesus é uma entidade filantrópica, que começou a funcionar em 1º de fevereiro de 1940, pela mentora Maria de Arruda Muller. Hoje a unidade conta com 53 funcionários e cerca de cem voluntários. A diretora da Fundação afirma que quem quiser ser voluntário ou apadrinhar um idoso, é só visitar o abrigo que fica na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, próximo à 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, no Centro Político Administrativo.

“Precisamos de no mínimo mais 130 padrinhos para esses idosos. Pessoas que apadrinhem os moradores da casa e orem por ele, venha visitá-lo, converse e dê carinho”, finalizou.

Leia também:

Paredes coloridas escondem clima de tristeza no abrigo Bom Jesus
Imprimir