Imprimir

Notícias / Esportes

Bahia oficializa demissão de René Simões

Globo Esporte

O Bahia oficializou no final da manhã desta sexta-feira a demissão do técnico René Simões. Sem conseguir engrenar na Série A do Campeonato Brasileiro, o treinador foi demitido depois do empate em 0 a 0 com o América-MG.

Através de nota oficial, o clube agradeceu o treinador pela passagem no comando do Bahia. O auxiliar Eduardo Barroca vai comandar o time na partida do próximo domingo, contra o Flamengo.

O mercado está favorável ao Tricolor baiano. Renato Gaúcho deixou na última quinta-feira o comando do Atlético-PR. Na manhã desta sexta, Joel Santana foi demitido do Cruzeiro. De acordo com fontes ligadas ao clube, a diretoria do Bahia já entrou em contato com os dois treinadores. Uma terceira opção para o Tricolor seria Paulo Cesar Carpegiani, que está sem clube desde que deixou o São Paulo em julho deste ano.

Por telefone, o assessor de Renato Gaúcho negou qualquer contato do clube com o treinador. Segundo ele, o técnico está no Rio de Janeiro para resolver problemas pessoais e não deve acertar com uma nova equipe até que tal situação seja resolvida. O treinador Joel Santana não atendeu às ligações da equipe do GLOBOESPORTE.COM.

O Bahia já teve quatro técnicos nesta temporada. O time começou o ano sob o comando de Rogério Lourenço, que caiu depois de três meses no Fazendão e cinco partidas do Campeonato Baiano. Depois de Lourenço, Chiquinho de Assis, antes interino, foi efetivado no cargo, mas permaneceu por apenas três jogos. Vagner Benazzi substituiu Chiquinho durante a disputa do Baianão e da Copa do Brasil, mas perdeu o posto para René Simões, após a campanha mediana do Bahia no estadual.

René Simões no Bahia: seis vitórias em 24 partidas


René Simões foi contratado pela diretoria do Bahia no início de abril deste ano com a missão de classificar o time para as semifinais do Campeonato Baiano. Na estreia, o Tricolor goleou o Vitória da Conquista por 4 a 0. O objetivo de chegar na fase decisiva do estadual foi conquistado. Mas o Bahia foi eliminado nas semifinais pelo Vitória.

O treinador comandou o time também em uma partida pela Copa do Brasil. Contra o Atlético-PR, pelas oitavas-de-final da competição, o Bahia foi goleado por 5 a 0, na Arena da Baixada, e eliminado do torneio.

No Brasileiro, o técnico foi elogiado por conseguir dar um padrão de jogo ao time, mas criticado pelo número excessivo de empates. Em 20 jogos na Série A, o Bahia ganhou apenas quatro, empatou nove e foi derrotado sete vezes.

No geral, René Simões esteve à frente do Bahia em 24 partidas. Com ele como treinador, foram seis vitórias, nove empates e nove derrotas. O aproveitamento de 37,5% é o segundo pior dos técnicos do Bahia no ano.

O desempenho de René Simões está à frente somente de Rogério Lourenço, que, em cinco partidas, teve aproveitamento de 26,6%. Chiquinho de Assis deixou o cargo com 44,4% de rendimento em três jogos e Vagner Benazzi foi demitido mesmo tendo um aproveitamento de 69,2% em 13 partidas.
Imprimir