Imprimir

Notícias / Turismo

Aridez das dunas alcança mar em parque da Namíbia

Terra

Aquela imagem de que na África temos a possibilidade de ficarmos mais próximos da vida selvagem, do isolamento e da natureza em sua face mais inexplorada tem um endereço certo: o Parque Nacional Namib-Naukluft, na Namíbia.

Localizado no Deserto da Namíbia, o parque tem 49.768 km², praticamente o tamanho da Suíça. A areia de cores quentes - vermelha, marrom, laranja - dança conforme os ventos fortes que a levam de um lado para o outro. Assim, formam montanhas curvilíneas, que alcançam até 325 metros de altura e são ótimas para fotos no pôr-do-sol.

Um dos melhores lugares do parque para encontrar as tais dunas é em Sossusvlei, por onde também passa um rio seco. Nas raras épocas em que chove nas montanhas o suficiente para o Tsauchab encher, a água fica presa no vale entre as dunas e forma uma grande lagoa.

O Deserto da Namíbia se estende ao longo do Atlântico, e o parque também possui uma vasta região costeira. Um dos pontos mais atrativos desse litoral é Walvis Bay, uma cidade portuária que, apesar dos resorts, mantém uma vida selvagem preservada. Ali, se destacam pássaros como os pelicanos e os flamingos.

Rumando 48 quilômetros para o sul, fica o Sandwich Harbour, onde as dunas de areia alcançam uma lagoa e a praia virgem. Essas águas serviam de ancoradouro para embarcações no século XIX e, hoje, recebem outro tipo de visitante: os pássaros. Estima-se que mais de 180 mil deles - em especial aves migratórias - se concentrem por ali.

Além das dunas e dos animais, Naukluft também tem montanhas. Famosas por suas trilhas, elas não oferecem apenas opções para quem quer esforço físico. No meio do deserto, surpreendem com piscinas naturais cravadas na pedra, às quais é impossível negar um banho.
Imprimir