Imprimir

Notícias / Cidades

Cursos do Qualifica Mato Grosso começam em Cuiabá e VG

Da Assessoria

 As aulas do projeto Qualifica Mato Grosso já iniciaram em Cuiabá e Várzea Grande. Ao todo são 417 trabalhadores que participam de cursos como administração financeira e contábil, auxiliar de departamento pessoal, eletricista de distribuição, mecânica de motos e automóveis, comandos elétricos, costureiro industrial polivalente, noções de telemarketing, técnicas de vendas, pedreiro. O programa prevê a capacitação de 7 mil trabalhadores de 84 municípios do Estado.

A busca pelos cursos de modo geral tem sido grande. Mas, para os cursos de administração financeira e contábil e auxiliar de departamento pessoal, o número de inscritos foi ainda maior. Foram contabilizadas 451 inscrições para auxiliar de departamento pessoal e 376 para administração financeira e contábil, para um total de 45 vagas, sendo 20 para o de administração e 25 para o de auxiliar.

A alta procura, na opinião, da superintendente de Qualificação Profissional da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), Rosamaria Ferreira de Carvalho, é reflexo da urgência das pessoas por um espaço no mercado de trabalho.

“A concorrência é igual a de um vestibular. As pessoas estão cada vez mais conscientes de que sem capacitação a chance de conseguir uma vaga no mercado de trabalho diminui. Ainda mais num momento de crise, onde os empregos estão escassos. Os que estão mais preparados têm mais oportunidades”, destacou Rosamaria.

As aulas destes dois cursos começaram no dia 13 de abril e vão até 6 de maio, na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Informática, no bairro CPA. A carga horária é de 60 horas e as aulas são ministradas por monitores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), parceiro do Governo na execução do programa em todo o Estado. Na parte da manhã, das 07h30 às 11h30 acontecem as aulas de administração financeira e contábil e das 13h30 às 17h30 as de auxiliar de departamento pessoal.

Desde fevereiro, o turismólogo e estudante de tecnólogo em gestão de recursos humanos, Gabriel José Pereira, 33 anos, recebe o seguro desemprego enquanto busca uma recolocação no mercado. “Acho que esse curso pode agregar conhecimento ao que estou vendo na faculdade, na parte de recursos humanos. Meu plano é reforçar meu currículo”, disse o aluno do curso de administração financeira e contábil.

Sobre o programa que vem sendo desenvolvido ele comenta que as oportunidades de qualificação cresceram bastante e estão à disposição de todos. “Quando eu era mais jovem o Estado não oferecia isso tudo. Hoje todo mundo tem a chance de aprender algo, se qualificar, é só saber aproveitar”, opinou Gabriel.

Desempregada desde que se mudou de Rondonópolis para Cuiabá, há quase dois anos, Maria Alice Xavier, 36 anos, vê na qualificação uma chance de voltar ao mercado de trabalho. “Esse curso está abrindo muito a minha cabeça sobre as possibilidades que a qualificação traz. Hoje o mercado está cada vez mais exigente e a gente precisa agarrar com unhas e dentes as chances de se capacitar”.

O monitor do curso, Dionísio Matos, está satisfeito com o interesse demonstrado pelos alunos. “Eles fazem perguntas, participam, percebo que estão dispostos a aprender, a aproveitar as horas em que estão aqui”. Ele também se preocupa em motivar os alunos, já que sabe das dificuldades da maioria. “Estímulo é fundamental para que eles não desistam de estar sempre buscando. Quem consegue se sobressair é aquele que está mais preparado”, explica.

Além de Cuiabá e Várzea Grande, também já iniciaram as aulas do projeto Qualifica Mato Grosso nas cidades de Poconé, Água Boa, Nossa Senhora do Livramento, Luciara, Barra do Bugres, Alto Taquari, Aripuanã, Juruena, Cáceres, Porto Esperidião, Rio Branco, São José do Quatro Marcos, Nobres, Nova Marilândia, Nova Olímpia, Porto Alegre do Norte, Querência, Novo São Joaquim, Alta Floresta, Castanheira, Alto Garças, Alto Taquari, Guiratinga, Pedra Preta, Primavera do Leste, Campo Novo do Parecis, Diamantino, Barra do Garças, Alta Floresta, São José do Povo, Tangará da Serra, Arenápolis, Nova Canaã do Norte, Campo Verde, Itiquira, Poxoréo, Rondonópolis, Nortelândia, Nova Guarita, Peixoto de Azevedo, Guarantã do Norte, Campos de Júlio, Canabrava do Norte, Campinápolis, Curvelândia, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Rio Branco, Sapezal, Colíder, Carlinda, Alto Garças, Luciara, Paranatinga, Juara, Sorriso, Aripuanã, Juína, Nova Mutum.


Imprimir