Imprimir

Notícias / Política BR

Senado debate 50 anos da Campanha da Legalidade

De Brasília - Vinícius Tavares

O Senado Federal realizou nesta manhã (5) audiência pública para debater os 50 anos da Campanha da Legalidade. O debate conta com a presença de João Vicente Goulart, filho do ex-presidente da República João Goulart, o Jango.

A Campanha da Legalidade foi iniciada em 25 de agosto de 1961, pelo então governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, com o objetivo de assegurar que o vice-presidente João Goulart, que estava na China, assumisse a Presidência do país, após a renúncia do presidente Jânio Quadros. O movimento evitou naquele momento um golpe militar.

O secretário de governo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Teixeira da Silva, que na ocasião representa o governador gaúcho Tarso Genro, contextualizou o momento político vivido pelo Brasil entre o final da década de 1950 e início de 1960.

Segundo ele, ações de Brizola na área da educação, geração de energia, emprego e renda, aliado à aproximação de Jango com China e Cuba e o fortalecimento da democracia no país, geraram inimizades com setores conservadores e foram o combustível para a primeira tentativa de golpe militar.

"A renúncia de Jânio colocava o protgonismo de Jango e o protagonismo de Brizola pela defesa da democracia", afirmou.

A audiênca pública foi idealizada pelo senador Paulo Paim (PT/RS), que preside a Comissão de Direitos Humanos do Senado.
Imprimir