Imprimir

Notícias / Brasil

Governo do Estado de Goiás investirá R$ 600 milhões na educação

G1

O governo do Estado de Goiás pretende investir R$ 600 milhões na educação nos próximos três anos. A cifra foi divulgada pelo secretário de Educação do Estado de Goiás, Thiago Peixoto, e faz parte do projeto de Reforma Educacional apresentado nesta segunda-feira (5).

A reforma pretende criar o Índice de Desenvolvimento da Educação Goiana (Idego) e prevê a valorização de escolas modelos para a formação de multiplicadores. Thiago Peixoto acredita que o ponto fundamental dessa reforma é a qualificação do professor. “O profissional tem que ser mais valorizado e fortalecido porque ele que vai ser o grande agente dessa reforma”, afirma.

Professores e alunos
Para os professores, a reforma pretende garantir o piso salarial, aumentar a remuneração média, criar um portal de suporte pedagógico, além do prêmio Educadores do Ano. Para os alunos, o plano prevê cursos de idiomas, informática e profissionalizantes fora da escola. Além do monitoramento da frequência dos estudantes em tempo real e um computador por aluno na sala de aula. Prêmios em dinheiro para incentivar os bons alunos também estão na reforma.

Segundo o secretário de Educação, Thiago Peixoto, as diretrizes do plano foram mostradas, mas a sociedade exerce papel fundamental. “Nós iremos percorrer as 38 subsecretarias do Estado e vamos discutir com a comunidade escolar e a sociedade como um todo para validarmos as propostas e, a partir daí, implantarmos o plano”, explica.
Imprimir