Imprimir

Notícias / Mundo

Patriota visita Marrocos para consolidar vínculos comerciais

EFE

O ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota, visitou pela primeira vez o Marrocos nesta segunda-feira com o objetivo, segundo disse, de aprofundar o diálogo político com o país e discutir temas comerciais.

Patriota ofereceu uma entrevista coletiva com seu colega marroquino Taieb Fassi Fihri, que insistiu na necessidade de consolidar as relações comerciais entre os dois países, que em 2010 tiveram trocas que chegaram a US$ 1,370 bilhão, enquanto nos primeiros sete meses deste ano alcançaram os US$ 981,3 milhões.

O titular de exteriores marroquino falou do papel importante e crescente do Brasil na cena internacional, e expressou o desejo de seu país de estreitar relações bilaterais com a América do Sul, e especialmente com os países do Mercosul (Paraguai, Argentina e Uruguai, além do Brasil).

Fassi Fihri ressaltou em suas declarações o apoio de seu país à candidatura do Brasil como membro permanente de um Conselho de Segurança ampliado na ONU enquanto o chanceler brasileiro insistiu na possibilidade de consolidar as relações comerciais, 'que já eram estreitas, mas que agora podem ser diversificadas', embora não especificou em quais âmbitos.

Patriota disse ter discutido com seu colega marroquino a possibilidade de restabelecer em breve voos diretos entre Casablanca e São Paulo, em um primeiro momento pela Royal Air Maroc (RAM) e, posteriormente, por outras companhias aéreas, o que na sua opinião permitirá uma diversificação do comércio.

Além disso, ambos expressaram seu acordo em apoiar os movimentos democráticos no mundo árabe, sem fazer nenhuma precisão sobre os países atualmente em conflito (Líbia e Síria), apesar de no caso da Líbia terem posturas divergentes, pois Marrocos reconheceu o Governo rebelde líbio, ao contrário do Brasil.

Antonio Patriota anunciou que espera receber o ministro de Exteriores marroquino no Brasil para uma próxima edição da comissão para estudar as relações bilaterais.
Imprimir