Imprimir

Notícias / Cidades

CISC Verdão intensifica investigações e desarticula quadrilhas

Da Assessoria

Desarticular quadrilhas que atuam no cometimento de crimes contra o patrimônio na região central de Cuiabá tem sido o desafio dos policiais do Centro Integrado de Segurança e Cidadania (CISC Oeste) da região do Verdao, para reduzir os índices de ocorrências de roubos/furtos a residência, comércio e em via pública. Duas grandes quadrilhas foram presas entre os meses de março e abril, pelos investigadores do CISC. Uma atuava no roubo e furtos de caixas eletrônicos e a outra praticava assaltos em residências e comércios de bairros da circunscrição do complexo.

No início deste mês, sete integrantes de um bando acusado de executar vários assaltos em caixas automáticos e arrombamento de cofres de empresas foram presos, após investigações que consumiram 7 meses da Divisão de Roubos e Furtos do Cisc Verdão. As investigações ainda continuam, pois os policiais trabalham para prender mais três integrantes da quadrilha que continuam agindo na cidade. Todos têm mandados de prisão.

A delegada Ana Cristina Feldner, que comanda as investigações da quadrilha especializada em roubar caixas eletrônicos e cofres de empresas, disse que o grupo vinha praticando vários crimes em Cuiabá, no interior e até fora do Estado. “São pessoas que participavam ativamente da ação, auxiliando a quadrilha na prática dos crimes. Alguns utilizavam de relacionamentos privilegiados dentro dos locais assaltados”, declarou Ana Cristina.

De acordo com a delegada, cada um do bando era encarregado de funções específicas como dar auxílio nas fugas, indicação de locais estratégicos, financeira, compra de armas pesadas e aliciamento de vigilantes.

No mês de março, nove pessoas presas pela Polícia Civil, por mandados de prisão temporária e preventiva, também faziam parte de quadrilhas que praticavam crimes de furto e roubo, no bairro Goiabeiras, em Cuiabá. “A quadrilha aterrorizava a região, ao ponto dos comerciantes montarem uma comissão e pedirem providências”, ressaltou a delegada Alana Cardoso, atualmente responsável pela equipe de roubos e furtos do CISC Oeste.

Conforme Alana Cardoso, o grupo praticava furto qualificado, ou seja, furtos noturnos, com a destruição do imóvel. Os ladrões arrombavam residências e estabelecimentos comerciais para furtar jóias, dinheiro e equipamentos eletrônicos. “Quase todos os produtos furtados pela quadrilha foram recuperados e devolvidos aos donos”, ressaltou a delegada.

Foram presos Renan Silva Santos, Jean Adriel Correa Costa, Arlindo Moura Júnior, o “Pré” e Luiz Carlos.

Os outros cinco mandados de prisão cumpridos foram contra autores de crime de roubo, ocorridos entre os meses de fevereiro e março, na região do CISC Verdão. Destas prisões, a delegada Alana Cardoso, destaca a prisão do Marcos Cruz de Oliveira, o “Gago”.

“Gago” é considerado pela polícia, um homem violento e perigoso. O ladrão foi reconhecido por duas vítimas, como sendo autor do roubo seguido de tentativa de estupro e atentado violento ao pudor, ocorrido em uma residência no bairro do Porto, em Cuiabá. O crime aconteceu no dia primeiro de março e no dia 19 “Gago” foi preso.

O mandado de prisão preventiva foi cumprido contra Alex Rondon, o “Fô”. O acusado foi preso por tentativa de homicídio contra um guarda noturno do bairro Jardim Cuiabá. O ladrão tentou assassinar o vigia por ele presenciar um assalto em uma residência do bairro. O acusado também é autor de vários roubos que estão sendo investigados pela equipe do CISC Verdão.

Além de “Gago” e “Fô”, foram presos Willian Severino, Weslley Philippe e Fernando Silva Cruz.

FLAGRANTE

Entre as dezenas de flagrantes lavrados todos os dias pelo plantão do Cisc Verdão, sendo a maioria encaminhada pela Polícia Militar, a Polícia Civil destaca a prisão de duas pessoas, detidas durante o cumprimento de um mandado pelos investigadores do Cisc, que levou a prisão de um homem que alugava armas para bandidos.

Depois de ser preso por tentativa de homicídio, Alex Rondon, contou à polícia que o revólver usado na tentativa de homicídio estava na casa de um homem (também assaltante) que alugava armas por R$ 150, para a realização de assaltos. Os policiais civis do CISC Verdão foram até o local e prenderam o bandido em flagrante por porte ilegal de arma de fogo.

Conforme a delegada Alana Cardoso, o aluguel de armas para a prática de delitos, é uma nova modalidade de crime que surgiu em Cuiabá. A delegada afirmou ainda que a equipe de roubos e furtos está em operação permanente em parceria com o núcleo de inteligência para combater os roubos e furtos na região do CISC Verdão.

“No mês de abril, as ações policiais serão intensificadas e a meta é ultrapassar o número de prisões cumpridas em março”, garantiu a Alana Cardoso. A delegada frisou também a colaboração do Poder Judiciário. “Todas as prisões solicitadas pela Polícia Civil foram decretadas pela Justiça, dando todo apoio ao trabalho da equipe do CISC Verdão”.



Imprimir