Imprimir

Notícias / Educação

Começa nesta quinta-feira o Curso de Formação para Operadores do Sistema Socioeducativo de MT

Da Assessoria/Sejudh-MT

A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) inicia nesta quinta-feira (08.09) o curso de Formação Continuada para Operadores do Sistema Socioeducativo em Mato Grosso. A abertura do evento acontece às 13h30 no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, com a presença do padre Aguinaldo Soares de Lima da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos. Ele irá ministrar a aula inaugural para o início das atividades na Capital. Conforme o cronograma da Sejudh, a partir da próxima semana o curso será estendido aos municípios de Sinop, Tangará da Serra, Rondonópolis, Cáceres e Barra do Garças.

O Curso de Formação continuada foi viabilizado por meio de parceria com o Governo Federal, segue a matriz curricular da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos e será aplicado pela Fundação Uniselva, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Os professores envolvidos são mestres ou doutores na área de conhecimento.

O público alvo são todos os profissionais que desenvolvem programas e projetos na área socioeducativa. O programa contemplará na primeira etapa, além dos servidores da Sejudh, os profissionais da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), entre eles, diretores de escolas com altos índices de violência. Também receberão a formação servidores das secretarias de Estado de Saúde (SES) e da Segurança Pública (Sesp), além de representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, entre outras instituições envolvidas com o Sistema Socioeducativo.

A primeira etapa do curso, intitulada “Intersetorialidades”, atenderá 200 profissionais de Cuiabá e Várzea Grande. O conteúdo será desenvolvido em 80 horas/aula. Os temas abordados nesse módulo serão infancia, adolescência, família e sociedade (20 horas), delinquência juvenil e os novos desafios da sociedade (12 horas), políticas publicas e sistema de garantia de direito (20 horas), instrumentos legais e normativos (28 horas).

De acordo com a secretária-adjunta de Justiça da Sejudh, Vera Araújo, a formação continuada possibilitará avanços no atendimento à população assistida pelo Sistema Socioeducativo. Outro benefício é a efetivação de Mato Grosso ao que preconiza o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A secretária destacou que a formação visa assegurar os direitos humanos dos adolescentes em conflito com a lei e busca transformar a problemática da realidade atual em oportunidade de mudança.
Imprimir