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Primeiras impressões: Mini John Cooper Works Cabrio

Auto Esporte

Para atingir a meta de vender aproximadamente 2.500 unidades, crescer 50% em relação a 2010 e alcançar a marca de 18 concessionárias ainda este ano no Brasil, a Mini passa a oferecer o esportivo John Cooper Works Cabrio por R$ 149.950.

Dos 16 modelos que a marca de ‘sangue’ britânico comercializa em todo o mundo, este conversível de design simpático e temperamento explosivo é o 11º a desembarcar oficialmente no país.

O G1 avaliou o ‘pequenino’ no kartódromo da cidade de Itu, interior de São Paulo. E apensar de o local não ser exatamente o ideal, o JWC deu uma boa palhinha do que é capaz de proporcionar ao seu ‘endinheirado’ comprador.

O modelo traz sob o capô um motor 1.6 turbo a gasolina de 211 cavalos de potência e 28,5 mkgf de torque – exatamente o mesmo propulsor dos carros da Mini Cooper Challenger, categoria do automobilismo nacional. A transmissão é manual de seis velocidades, o que deixa mais saborosa a condução.

Antes de acelerar, porém, baixar a capota é fundamental. Feita de lona, ela tem dois estágios. O primeiro recolhe até a metade, descobrindo apenas as cabeças dos ocupantes da frente. Com um segundo toque, ela baixa totalmente. De acordo com a Mini, são necessários 15 segundos para a capota recolher. A operação pode ser efetuada com o carro andando a até 30 km/h.

Acelerando
Ao inserir a chave no contato e apertar o botão ‘start/stop’, o que chama a atenção é o belo ronco que ecoa do escapamento de saída dupla. É o ‘cartão de visitas’ do JWC – sigla da divisão esportiva da Mini, assim com a ‘M’ é para a BMW e a ‘AMG’, para a Mercedes.

Ao engatar a primeira, percebe-se que a embreagem e curta e o engate preciso. Qualidades importantes em um modelo que quer entregar o máximo de esportividade. A manopla é bem posicionada e está à mão do condutor. Ao acelerar, o torque é despejado nas rodas e o controle de tração garante que o Cabrio não patine. Chama atenção como os 1.230 kg não impedem o modelo de chegar a altas velocidades em um curto espaço de tempo.

Segundo a marca, ele acelera de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e atinge a velocidade máxima de 235 km/h. Os índices de consumo também impressionam positivamente. Na cidade é de 10,4 km/h, enquanto na estrada, 16,9 km/l.

Por ‘natureza’, o motor 1.6 turbo entrega 26,5 mkgf entre 1.850 e 5.600 rpm. No entanto, com a opção Overboost acionada, a força sobe para 28,5 mkgf e é entregue a partir de 2.000 rpm. Resultado: em qualquer faixa de giro, o motor está preparado para responder. Ponto positivo para os engenheiros da Mini, que elevaram para 1,3 bar a pressão do turbo e refinaram o sistema de exaustão – especialmente o catalisador – para elevar a ‘saúde’ do JCW Cabrio ao máximo, sempre prejudicar a durabilidade do conjunto. E para brecar tudo isso, os discos de freios são maiores.

A suspensão, 10 mm mais baixa que a do Cooper S conversível, é dura. Todas as imperfeições do piso são sentidas pelos ocupantes. Ao acertar um buraco grande, a impressão é que o Mini quebrou ao meio, tamanho é a pancada. No entanto, a contrapartida vem nas curvas. O ‘inglesinho’ está grudado no asfalto. Em nenhum momento, mesmo quando se abusa do acelerador, ele sai do controle. Isso só acontece se o controle de estabilidade for desligado, o que torna a pilotagem mais divertida e mais perigosa.

Interior
Apesar de simples, o acabamento do JCW Cabrio é de boa qualidade. Todas as peças têm encaixes precisos. Destaque para os bancos revestidos em couro, assim como o volante, que traz costuras vermelhas. Há detalhes cromados, como na manopla do câmbio. O velocímetro de estilo ‘balança antiga de farmácia’, localizado no centro do painel, não deixa dúvidas que estamos no pequeno britânico. O conta-giros e o indicador de marchas estão no vão do volante e remete aos veículos de competição.

O motorista conta com todos os ajustes do banco e da coluna de direção (altura, profundidade e longitudinal), o que facilita encontrar a melhor posição ao volante. Ponto negativo apenas para o fato de todos eles não serem elétricos. O espaço para os dois ocupantes da frente é fantástico. Já para os dois de trás, horrível. É incômodo até mesmo para crianças. O JCW Cabrio tem 3,72 m de comprimento; 2,46 m de distância entre os eixos; e 1,68 m de largura.
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