Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Saiba como ter uma casa segura para evitar armadilhas e acidentes

G1

Dentro de casa, pequenos detalhes como uma quina em lugar inapropriado, um tapete escorregadio ou um cabo de panela virado para fora podem provocar batidas, quedas e até acidentes graves.

Por isso, é preciso prestar bastante atenção nos objetos pelo caminho, na iluminação, nas tomadas, nas rachaduras, na condição de pregos e parafusos e, ainda, no local onde ficam guardados os produtos de limpeza. Panelas de pressão também exigem cuidados especiais. Se houver idosos ou crianças na residência, a precaução deve ser redobrada.

Para explicar quais são os principais riscos de uma casa e o que fazer para deixá-la livre de armadilhas e mais segura, o Bem Estar desta sexta-feira (9) recebeu a terapeuta ocupacional Maria Cândida Luzo e o infectologista e clínico geral Caio Rosenthal.

Na capital paulista, a repórter Marina Araújo conferiu o que deve ser um modelo de casa segura, preparada não só para prevenir quedas na terceira idade, mas também para minimizar os perigos a toda a família.

Um dos acidentes mais sérios em casa ocorre com o tanque de lavar roupas de concreto ou cerâmica. Na maioria dos casos, as crianças se machucam ao tentar subir ou se apoiar nesse reservatório de água, que, por estar fixado de forma inadequada, acaba virando e caindo sobre o corpo. O ferimento mais comum, nesse caso, é o trauma intrabdominal, que pode atingir órgãos como baço e fígado e causar hemorragia interna.

A atividade física é muito importante para prevenir quedas e lesões em casa ou na rua. Com os músculos fortalecidos – principalmente os membros inferiores –, o indivíduo tem mais sustentação. Exercícios que movimentam as pernas, como caminhadas, corridas e dança, são uma boa forma de evitar tombos e tropeços e de proteger os ossos.

Conforme a pessoa envelhece, os ossos ficam mais frágeis e porosos. Isso porque, além de diminuir a ingestão de cálcio e de se expor menos ao sol (principal fonte de vitamina D, importante para os ossos), os idosos têm os ossos mais quebradiços por conta do processo natural de envelhecimento.

É por essa razão que apresentam mais risco de sofrer um acidente grave em uma queda dentro ou fora de casa. A bacia e o fêmur, maior osso do corpo humano, localizado na coxa, são as regiões mais suscetíveis. Barras ou bancos dentro do box do banheiro podem ajudar a evitar escorregões e problemas.

Já as crianças têm uma grande capacidade de cicatrização, além de desenvolver muito mais rápido o chamado "calo ósseo" (cicatriz do osso), porque o aporte de cálcio no organismo delas é maior. Entre os alimentos ricos em cálcio, estão leite e derivados (como queijo branco e iogurte), além de peixes de água salgada.

Caso você bata o corpo e sofra uma contusão ou um machucado, lave o corte com água e sabão. Se houver sangue, estanque-o com toalha ou pano limpo e vá para o hospital.

Se não tiver corte, mas a dor for insuportável, pode ser uma fratura e a vítima também deve ir ao hospital. Mas, se for uma batida simples, com dor momentânea, uma bolsa de gelo pode ajudar a contrair os vasos e diminuir o sangramento, o inchaço e a sensação de desconforto.
Imprimir