Imprimir

Notícias / Carros & Motos

BMW apresenta a nova geração do Série 1

Auto Esporte

A BMW abriu o primeiro dia de imprensa do Salão de Frankfurt, nesta terça feira (13), com o lançamento da nova geração do Série 1. A novidade é o motor 1.6 turbo com potências que variam até 170 cavalos. Para a estreia, a montadora alemã optou por mostrar o modelo hatchback de cinco portas, mas a família inclui outro hatch, de três portas, um cupê cabriolet e a mais espaçosa versão Gran Turismo.

O carro usa a plataforma do Série 3 e, por isso, tem 85 mm a mais de comprimento do que a versão anterior, com 4,32 m. Já a distância entreeixos aumentou 30 mm para 2,69 m, enquanto que a largura total está 17 mm maior, com 1,76 m. A altura permanece a mesma, 1,42 m.

De acordo com o chairman do grupo, Dr. Norbert Reithofer, os modelos da linha terão duas versões especiais, Sport Line e Urban Line, que atendem à atual tendência de customização, muito valorizada na Europa.

O modelo foi totalmente renovado e ganhou vincos proeminentes, grandes faróis e dianteira mais agressiva. No interior, o Série 1 vem com novo desenho do volante, materiais de maior qualidade e mais atenção aos detalhes, especialmente nas portas. Como opção, a empresa oferece o sistema iDrive, que inclui uma tela retrátil na parte superior do painel.

Motor menor e mais potente
O novo motor 1.6 turbo com injeção direta de combustível representa a nova tendência no mundo de luxo de carros menos poluentes. Na versão 116i, ele entrega 136 cavalos e 22,4 kgfm de torque, já a 118i tem 170 cavalos e 25,4 kgfm de torque. As opções a diesel estão concentradas no motor 2.0 de quatro cilindros, que pode entregar 116 cv (116d), 143 cv (118d) e 184 cv (120d).

A BMW anunciou que vai lançar também um 116d EfficientDynamics Edition, com motor 1.6 a diesel de 116 cv e mais tecnologias de economia de combustível para manter as emissões abaixo de 99 g / km.

O recém-lançado motor 2.0 turbo de quatro cilindros, com cerca de 240 cavalos, também entrará na linha, substituindo o 3.0 de 258 cv nas versões 128i e 130i.

A transmissão manual de seis marchas vem de série em todos os modelos. Já o câmbio automático de 8 velocidades será oferecido como opcional.

BMW M5
Outro modelo de destaque é o novo M5. O modelo ficou com 555 cv de potência e 69,3 kgfm de torque. O carro está 10% mais potente e 30% mais forte, porém 30% menos poluente.

Imprimir