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Notícias / Turismo

Setur-AL discute formatação do segmento turístico LGBT

Jornal de Turismo

Alagoas vai ganhar mais um segmento turístico. Na manhã desta última segunda-feira, dia 12, a Setur-AL (Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas) reuniu o trade turístico para discutir a formatação de mais um roteiro segmentado em Alagoas, dessa vez, com o foco no turismo para público LGBT (Lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e trangêneros). A reunião aconteceu na Setur.

O objetivo do encontro foi apresentar a demanda do nicho LGBT em Alagoas, que em dezembro recebe um dos maiores réveillons do Nordeste nesse segmento. “Mais de 4 mil pessoas são esperadas e o turismo tem que se preparar”, afirma Carla Procópio, superintendente do Maceió Convention e Visitors Bureau.

Segundo Renato Lôbo, diretor de Marketing da Setur-AL, é importante despertar nos empresários a vontade de investir em segmentação, até para diminuir a sazonalidade turística. “Além disso, trabalhar esse setor movimenta o trabalho social, a quebra de paradigmas e preconceitos, amplia a segmentação do mercado e a demanda turística”, explica.

No mundo e no Brasil muitas empresas já trabalham com esse segmento, como por exemplo: Coca-Cola, IBM, Appel, TAM Viagens, Caixa Econômica, Banco do Brasil, entre outras. Já em Alagoas alguns receptivos também oferecem serviços para o público LGBT, como a Trip.

Foram firmados dois compromissos: até a próxima segunda-feira, todos os envolvidos se posicionarão quanto à associação na Abrat e até o dia 27 de setembro todas as demandas serão fechadas e alinhadas.

Com isso, o Estado se prontificou a mobilizar os empresários, criar material de promoção e comercialização do roteiro com equipamentos e serviços voltados para o público, além da capacitação para o atendimento e recepção nos estabelecimentos, empreendimentos, receptivos, e a todos que vão participar do processo de inovação.
Um dos pré-requisitos para fazer parte desse roteiro, é se cadastrar na Abrat (Associação Brasileira de Turismo para Gays, Lésbicas e Simpatizantes), pelo site: www.abratgls.com.br e participar da capacitação, além de já possuir o Cadastur (Cadastro no Ministério do Turismo).

A demanda para criação desse roteiro surgiu na rodada de negócio do 6º Salão do Turismo, que aconteceu em julho desse ano. De acordo com Renato Lôbo, um fato está comprovado. “Nós vamos receber em dezembro quase 5 mil turistas LGBT no réveillon e temos que saber receber e oferecer a experiência do destino com qualidade e preparação, só assim, eles poderão voltar. Temos que trabalhar com planejamento”, assegura.

Segundo dados da Abrat, no Brasil, 18 milhões de brasileiros são gays, o que representa 10% da população no país. O Estado com maior número de gays é São Paulo com o índice de 40% do total apresentado. O segundo estado é o Rio de Janeiro, desses, a maioria se concentram nas classes A e B. Para 2011 a expectativa é que o setor de turismo LGBT cresça 34%.

“Esses dados só fomentam a existência do público em potencial LGBT e garantem que vale o esforço para a formatação desse roteiro em Alagoas. Os Estados que se concentram o maior número de gays são mercados emissores de turistas para Alagoas. Só temos a ganhar”, alega.

Participaram da reunião, os Arranjos Produtivos Locais da Costa dos Corais e da Lagoas e Mares do Sul, ABIH-AL (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas), junto com alguns representantes da classe, Gral (Grupo de receptivos de Alagoas) com alguns associados, Semptur (Secretaria Municipal de Promoção do Turismo de Maceió), MC&VB (Maceió Convention e Visitors Bureau), além de bares como o Casa Amarela.
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