Imprimir

Notícias / Política MT

Silval assina termo para incluir VLT na Matriz da Copa

De Brasília – Marcos Coutinho e Bruno Cassiano

O governador Silval Barbosa (PMDB) vai assinar entre hoje e amanhã no Ministério dos Esportes, em Brasília, um termo de alteração da Matriz de Responsabilidade do Estado para a Copa do Mundo, que foi definida em conjunto com o governo federal, mudando de BRT para VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) o modal de transporte definido para Cuiabá.

Segundo apurou o Olhar Direto, a alteração contratual é necessária para que o governo mato-grossense possa fazer captações de financiamentos com condições mais favoráveis.

A mudança de modal – de BRT (Bus Rapid Transport) para VLT – foi considerada uma iniciativa extremamente audaz de Silva Barbosa. Em princípio, o modal escolhido foi o BRT, contudo, o custo final desse sistema seria elevado por conta das desapropriações a serem feitas nas propriedades ao longo das avenidas atingidas.

A despeito de o governo de Mato Grosso ter escolhido o VLT como modal para a capital, existem muitas controvérsias com relação ao custo final do sistema, que precisará de financiamento público. Ou seja: o Estado terá que se endividar em mais R$ 1,1 bilhão para bancar o projeto.

Apesar do endividamento a ser feito, o governo estadual aposta que o custo final do VLT sairá mais barato do que o BRT, mesmo com todas as imprecisões dos cálculos de ambos os modais.

Mais informações em instantes/Atualizada e corrigida às 12h38.
Imprimir