Imprimir

Notícias / Carros & Motos

Base do up! chegará ao Brasil

Carro Online

Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil, não admitiu literalmente, mas deu todas as pistas que indicam a chegada ao Brasil do novo up! até 2014.

Apresentado no Salão de Frankfurt, o up! conta com o que as fabricantes classificam de "plataforma global". Na Europa, o modelo custará € 9.850 (aproximadamente R$ 23.000 sem impostos brasileiros ou taxas de importação). No Brasil, ele se encaixa um pouco abaixo das categorias do Fiat Uno e do Volkswagen Gol, ficando mais próximo do Fiat Mille.

Em uma entrevista coletiva com jornalistas brasileiros, Schmall confirmou que a plataforma do up! virá ao Brasil. Perguntado se o carro que a Volkswagen fará sobre essa base será de fato o up!, o executivo desconversou pela primeira vez e disse que o modelo terá de ser adaptado ao mercado. "Na Europa, o up! é o terceiro carro de uma família. No Brasil os carros deste segmento são o primeiro carro da família, devem levar cinco pessoas e ter porta-malas maior", explicou.

Diante de alguma insistência, porém, ele deu mais indicações de que o carro visto em Frankfurt será mesmo vendido no Brasil. "Ele deverá manter o mesmo DNA também no visual", respondeu o alemão quando perguntado se o carro brasileiro tem "liberdade" para ser modificado livremente em relação ao compacto mostrado no salão.

Portanto, se o "DNA visual" deve ser mantido e a plataforma é a mesma, as alterações deverão seguir apenas as exigências do mercado brasileiro (o motor flex deve ser uma delas).

Nova fábrica ou ampliação

Diante dos planos da Volkswagen de abrir novas fábricas fora da Europa, Thomas Schmall revelou que o Brasil também está nas metas de ampliação. "Ainda precisamos resolver se vamos abrir uma nova fábrica ou ampliar uma das que temos. Isso será decidido em breve", finalizou o executivo.

Atualmente, a Volkswagen tem fábricas em São Bernardo do Campo (SP), São Carlos (SP), Taubaté (SP), São José dos Pinhais (PR) e Resende (RJ; apenas ônibus e caminhões).
Versões do Volkswagen Up!

Além da versão "normal" do up! citada acima, a Volkswagen apresentou outras cinco opções de roupagem e itens de série para o compacto. No total, foram seis versões do compacto apresentadas ao público. O buggy up! por exemplo, é um buggy do século 21. Ele é baseado nos modelos dos anos 1960 com uma série de aplicações tecnológicas. Além disso, o carro é mais comprido do que a versão de produção com 3,58 m, mais largo graças aos 1,67 m de largura e tem altura de 1,28 m.

Já o up! azurra oferece mais sofistificação e é baseado nos grandes veleiros que cruzam o Mar Mediterrâneo. O carro tem teto rebatível e conta também com uma grande quantidade de tecnologia embarcada. Ao contrário desta versão, o cross up! conta com um ar mais rústico e menos “elegante” do que a versão com capota rebatível. Essa versão conta com quatro portas, rodas de 16 polegadas, pneus de uso misto e detalhes “off-road” na carroceria.

O GT up! é a versão esportiva do compacto e é equipado com um motor de 100 cv, diferentemente da versão de produção, que leva um propulsor de 75 cv. Outra característica é o visual esportivo do up!, com faróis escurecidos, escapamento com saída dupla e rodas de 17 polegadas. Por fim, o eco up! é o modelo ecologicamente correto que, com um motor auxiliar elétrico, produz 68 cv. Ele é equipado com sistema regenerativo de baterias e start/stop. Segundo a Volkwagen, o carro emite 86 g/km de CO2.

A versão elétrica e-up! também estava presente e chega às lojas em 2013. O conceito tem um motor elétrico de 54 cv, que pode ter picos de força de até 80 cv. O torque constante é de 21,4 mkgf e as marchas - só uma para frente e uma para trás - são selecionadas por um botão no painel. A bateria de 18 kWh dá um autonomia de 130 km ao e-up!, dependendo da maneira de condução do veículo.

Imprimir