Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Hoje tem exames gratuitos para detecção de câncer de boca

Da Redação-Gabriela Von Eye

Professores e estudantes do curso de odontologia da Univag realizam hoje (15), exames para prevenção de câncer de boca. O evento será gratuito e aberto a comunidade. No caso de constatação da doença o agendamento para inicio do tratamento será feito no próprio local.

Os exames serão realizados na clinica integrada da univag(dentro da univag).

Os interessados devem procurar pelos alunos que estarão uniformizados na entrada ou com as recepcionistas.

O publico alvo são pessoas acima de 30 anos.

O evento atende até 250 pessoas com inicio as 14h e termino as 17h na quinta (8), totalmente gratuito.

Se for necessário será agendado tratamento no próprio local também sem custos para os pacientes.

Os profissionais da área fazem um alerta sobre o câncer de boca que esta matando mais que câncer de mama e de próstata.


Sobre o Câncer de boca
O câncer de boca é uma denominação que inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua oral e assoalho da boca). O câncer de lábio é mais freqüente em pessoas brancas, e registra maior ocorrência no lábio inferior em relação ao superior. O câncer em outras regiões da boca acomete principalmente tabagistas e os riscos aumentam quando o tabagista é também alcoólatra.

Os fatores que podem levar ao câncer de boca

São idade superior a 40 anos, vício de fumar cachimbos e cigarros, consumo de álcool, má higiene bucal e uso de próteses dentárias mal-ajustadas.

Sintomas
O principal sintoma deste tipo de câncer é o aparecimento de feridas na boca que não cicatrizam em uma semana. Outros sintomas são ulcerações superficiais, com menos de 2 cm de diâmetro, indolores (podendo sangrar ou não) e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal. Dificuldade para falar, mastigar e engolir, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de linfadenomegalia cervical (caroço no pescoço) são sinais de câncer de boca em estágio avançado.

Tratamento
Se não for detectado de maneira precoce, o câncer bucal pode exigir tratamentos que vão da cirurgia (para a sua remoção) à radioterapia ou quimioterapia. Este câncer pode ser fatal, com uma taxa de sobrevivência de cinco anos de 50%*. Uma das razões pelas quais este prognóstico é tão negativo é o fato de que os primeiros sintomas não serem reconhecidos logo. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento.

Imprimir