Imprimir

Notícias / Esportes

Lambreta não é inédita no vasto repertório de Leandro Damião

Globo Esporte

A imagem da lambreta de Leandro Damião em Canteras, no empate sem gol contra a Argentina, em Córdoba, rodou o mundo, maravilhou o técnico argentino Alejandro Sabella e arrancou elogios de Mano Menezes e Neymar. Não foi a primeira vez, porém, que o centroavante aplicou esse drible nos adversários.

No dia 24 de maio deste ano, durante a vitória colorada sobre o Juventude, pelo Campeonato Gaúcho, Damião deu uma lambreta no marcador dentro da área e cruzou para Tinga marcar. Na ocasião, como uma previsão, o atacante afirmou que voltaria a repetir o lance no futuro. (Assista ao lance no vídeo acima)

Naquele mesmo dia, o lateral-direito Nei comentou que o jogador costuma tentar a jogada em brincadeiras nos treinos. O próprio camisa 4 brincou que costuma ser vítima dos lances. E sugeriu que Damião insistisse na lambreta.

Mas a mania é anterior à presença do atleta em terras gaúchas. Antes mesmo de chegar ao Colorado, Damião já tinha incorporado a lambreta a seu cada dia mais vasto repertório de jogadas. No Campeonato Catarinense de 2009, quando ainda defendia o Atlético Ibirama, aplicou a carretilha em uma partida contra o Criciúma, mas o lance não resultou em gol (assista no vídeo ao lado). O camisa 9, orgulhoso, gravou, com um celular, a reprodução da jogada na TV. É uma imagem que ele guarda ainda hoje.

Mesmo sendo especialista em gols – foram 40 somente na atual temporada -, Leandro Damião também vem chamando a atenção pela jogadas plásticas nas últimas semanas. Contra o Flamengo, no dia 28 de agosto, além de uma assistência de calcanhar para o zagueiro Índio, marcou um golaço em uma bicicleta clássica.

Três dias depois, Damião levou o Colorado ao bicampeonato da Recopa Sul-Americana, com dois bonitos gols. Contra o Palmeiras, no último domingo, teve de tudo: gol meio de costas, gol de oportunismo e gol com drible no pentacampeão Marcos.
Imprimir