Imprimir

Notícias / Política BR

Como deputado, novo ministro do Turismo se dedicou à educação

G1

Ao longo de cinco mandatos como deputado federal, o novo ministro do Turismo, Gastão Vieira (PMDB-MA) construiu no Legislativo uma trajetória ligada à educação. Desde 1995 na Câmara dos Deputados, o cargo de suplente na Comissão de Turismo da Casa foi o mais próximo que Vieira esteve da área que comandará a partir desta sexta-feira (16), quando tomou posse no cargo.

Ligado politicamente ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) e conhecido nos corredores da Câmara pelo trabalho em defesa da melhoria da educação, Vieira presidiu a comissão permanente que trata do tema entre 2008 e 2010.

Um episódio marcante de sua trajetória parlamentar foi o comando da comissão especial que analisou a proposta de Emenda à Constituição responsável por tornar a educação básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade.

Na atual legislatura, Gastão Vieira apresentou dois projetos de lei, todos relacionados à educação. O primeiro insere na lei a possibilidade de manter como dependente do segurado do Regime Geral de Previdência Social o filho de até 24 anos, se estudante; e o segundo trata da responsabilidade de agentes públicos na promoção da qualidade da educação básica.

Nos últimos meses como deputado, Vieira trabalhou na Cãmara pela aprovação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), tendo apresentado diversas emendas.

Outras áreas e experiência
Além do trabalho na Comissão de Educação, Vieira era integrante da Frente Parlamentar do Idoso, antes de deixar o mandato.

O deputado também defendeu temas curiosos, como o reconhecimento da “pelada” de futebol como bem cultural de natureza imaterial e o projeto de lei que atribui aos bancos a responsabilidade de pagar cheque sem fundos, até o valor de metade do salário mínimo.

O novo ministro do Turismo também foi membro titular da Comissão Parlamentar Mista dos Correios, criada para apurar as denúncias de recebimento de propina por parlamentares em troca de apoio político aos interesses do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, conhecido como escândalo do mensalão.

Deputado mais votado do Maranhão nas eleições de 2010, Gastão Vieira é um parlamentar de carreira do PMDB há mais de 16 anos e ocupava a vice-liderança da legenda na Câmara desde 2005. O novo ministro teve uma passagem rápida pelo PSC entre 1990 e 1994, antes de chegar ao Legislativo em Brasília.

Vieira deixou o Congresso Nacional por duas vezes, durante os mais de 16 anos de mandato, para assumir cargos no Executivo maranhense. Ligado à família Sarney, o novo ministro teve experiência no comando das Secretarias de Educação, entre 1995 e 1998, e de Planejamento do governo do Maranhão, entre 2009 e 2010, durante o primeiro governo de Roseana Sarney.
Imprimir