Imprimir

Notícias / Política MT

Horta na Escola pode estimular agricultura, avalia Homero Pereira

De Brasília – Bruno Cassiano

O deputado federal Homero Pereira (PR/MT) quer estimular a agricultura nas escolas públicas. O projeto de lei de autoria do parlamentar propõe a criação do programa Horta na Escola como forma de incentivo a agricultura no país.

Na avaliação do deputado, o programa irá trazer uma alimentação mais saudável aos alunos, além do estimulo no contato com a terra para cultivar as horas comunitárias na escola.

“O Brasil é um país agrícola e temos iniciativas localizadas. [O projeto] é para que nas escolas públicas possam estimular as crianças criando hortas comunitárias para abastecer a merenda escolar”, avalia Homero Pereira em entrevista ao Olhar Direto.

Ainda de acordo com o deputado, o programa valoriza a produção de alimentos de agrotóxicos e será desenvolvido pela União em parceria com os sistemas de ensino dos entes federados subnacionais integrando os órgãos responsáveis pela educação e pela agricultura e abestecimento.

Iniciativa em MT

Os estudantes da Escola Estadual Alexandre Leite, no município de Ribeirãozinho, há 627 km de Cuiabá, produzem quase todos os alimentos consumidos na merenda escolar. Segundo a coordenadora da instituição, o projeto é uma realidade na unidade de ensino desde 2007.

“Na horta plantamos alface, cebolinha, beterraba, tomate entre outros. A produção abastece muito bem a nossa escola. As crianças que cuidam dela”, relata a coordenadora.
Imprimir