Imprimir

Notícias / Mundo

Planos de Obama contra crise são ''caminho para a ruína'', diz UE

EFE

O primeiro-ministro tcheco e atual presidente da UE (União Europeia), Mirek Topolanek, disse nesta quarta-feira que os planos de recuperação econômica promovidos pelo presidente americano, Barack Obama, são "o caminho para a ruína".

Para Topolanek a política econômica da Casa Branca "vai minar a estabilidade dos mercados financeiros globais". Ontem, o Parlamento tcheco aprovou um voto de desconfiança contra a coalizão de centro-direita de Topolanek, que terá de deixar o poder.

Em discurso no plenário do Parlamento Europeu (PE), ele atacou as medidas contra a crise adotadas pelos Estados Unidos e principalmente os apelos de Obama à Europa para injetar mais dinheiro na economia.

Topolanek afirmou que, "se for necessário", os 27 países do bloco tomarão mais medidas, "mas atualmente não sabemos até que ponto será necessário. Ninguém sabe para onde vai a crise, não faria sentido fazê-lo agora".

O primeiro-ministro tcheco, que representará a UE na reunião do G20 de Londres, encontrará Obama em várias ocasiões nos próximos dias e, inclusive, será o anfitrião da cúpula entre União Europeia e Estados Unidos, que será realizada em Praga (capital da República Tcheca) em 5 de abril.

Sobre essa reunião, Toponalek pediu que não se crie "muitas expectativas", e advertiu de que o novo presidente dos Estados Unidos "não é um messias" e que "seu país é parte do problema" na crise econômica.

O premiê tcheco rejeitou qualquer tipo de ação protecionista, como a cláusula "Buy American" ("compre produtos americanos", na sigla em inglês), e afirmou que "é preciso ler os livros de história e rejeitar esse caminho".
Imprimir