Imprimir

Notícias / Brasil

Prefeito de Belo Horizonte diz que metrô 'não é um projeto para a Copa'

G1

O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, disse nesta segunda-feira (19) em entrevista ao MGTV 1à edição que “finalmente estamos dando o pontapé inicial” ao metrô de Belo Horizonte. O prefeito comemorou a liberação de recursos anunciada pela presidente Dilma Rousseff na sexta-feira (16), que vai permitir a revitalização da linha 1 e a criação de outras duas. “Sexta-feira foi um dia histórico para a população de Belo Horizonte e dos municípios vizinhos”, disse.

O prefeito ressaltou que as obras não são um projeto para Copa de 2014. "Naturalmente esse não é um projeto para a Copa, é um projeto para a cidade, para a Região Metropolitana", falou o prefeito. Segundo Marcio Lacerda, os esforços vão ser para que as primeiras benfeitorias já apareçam na época do mundial. O prefeito falou sobre prazos e disse que a licitação para as obras deve ser aberta em meados de 2012. “Levaríamos entre quatro e cinco anos para ter tudo pronto”, disse.

Ainda segundo Lacerda, a ampliação do metrô representa um grande avanço no transporte de massa em Belo Horizonte e Região Metropolitana. Atualmente, o metrô tem uma linha, que funciona com 19 estações. São 28 quilômetros, que ligam o bairro Eldorado, em Contagem, a Venda Nova, em Belo Horizonte. A linha 2 vai ligar o bairro Calafate à Região do Barreiro, em BH, e a linha três vai da Savassi, na Zona Sul, à Lagoinha, também na capital.

Dilma anuncia recursos
A presidente Dilma Rousseff anunciou, nesta sexta-feira (16), em visita a Belo Horizonte que o metrô da capital mineira será ampliado Entre os recursos destinados, estão cerca de R$ 1 bilhão originários do Orçamento Geral da União, além de verbas advindas de financiamentos.

“Eu vim aqui hoje para fazer um anúncio. E é um anúncio que eu considero dos mais importantes. Eu reconheço o esforço do prefeito Marcio Lacerda e do governador Anastasia para que isso fosse viável. Eu me refiro aqui ao metrô. Ampliação da linha 1 e as linhas 2 e 3”, disse.

Durante o discurso na Prefeitura de Belo Horizonte, Dilma falou que as obras previstas para o metrô abrangem Belo Horizonte e a Região Metropolitana. O complexo vai passar por sete cidades da Grande BH – Contagem, Ibirité, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia, Sarzedo e Vespasiano – além de Belo Horizonte.

“Estão previstos 11 terminais passando por sete municípios, e nós fizemos um grande esforço no sentido de viabilizar essa obra. Por isso, o governo federal está colocando R$ 1 bilhão do seu orçamento. Por tanto é dinheiro do Orçamento Geral da União“, disse a presidente.

Dilma Rousseff esteve em Belo Horizonte na manhã desta sexta-feira (16) para abrir a contagem regressiva dos mil dias para a Copa 2014, no Brasil. Ela visitou as obras do estádio Mineirão e, na sequência, seguiu para a Prefeitura de Belo Horizonte, onde fez o anúncio das obras do metrô.
Imprimir