Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Cientistas da China clonam porco que sobreviveu a terremoto

G1

Cientistas chineses clonaram um porco que ganhou status de herói no país, em 2008, após ter sobrevivido ao terremoto que assolou a província de Sichuan quando ficou um mês debaixo dos escombros, segundo informações divulgadas na mídia chinesa.

Seis filhotes idênticos foram gerados a partir do DNA de Zhu Jiangqiang, um animal de 150 quilos apelidado de "o porco de boa vontade".

Zhu é castrado e tem cinco anos de idade - o que, para padrões humanos, equivaleria a 60 anos. O animal sobreviveu ao terremoto de 8 pontos de magnitude bebendo água da chuva e comendo carvão.

Mais de 90 mil pessoas ou foram mortas ou ficaram desaparecidas em consequência do terremoto na China, considerado o maior desastre natural já ocorrido nesta geração no país.

Ele teria ficado traumatizado após ter ficado debaixo dos escombros por 36 dias.

Em entrevista ao jornal Sunday Morning Post, o cientista Du Yutao, que comandou o projeto de clonagem, reservou calorosos elogios ao animal, dizendo que "este porco maravilhoso voltou a nos surpreender".

De acordo com o diário chinês, os porquinhos possuem uma notável semelhança com o pai, como um sinal de nascença entre os olhos.

Segundo o diário, os filhotes deverão ser dispostos em pares e enviados para um museu e um instituto genético.
Imprimir