Imprimir

Notícias / Cidades

Praça Jonas Pinheiro passa por reforma

Da Redação/Com assessoria

Desde o início do mês de março, a Praça Jonas Pinheiro, antiga Praça das Bandeiras, está recebendo um tratamento especial. O local está em reforma e ficará pronto na próxima semana. No total, a reforma custará aproximadamente R$ 28 mil.

Há alguns dias, quem passou pela praça percebeu algo diferente: no lugar das bandeiras nos mastros, havia homens pendurados. Eles estavam lixando e pintando os mastros. As bandeiras também serão trocadas e já foram encomendadas em uma fábrica no município de Marialva, no Paraná.

O local também ganhou um reforço no cimento que forma o piso da parte central do local. Também foram trocadas as lâmpadas que estavam queimadas, os bueiros foram limpos e tiveram a grade superior reforçada.

A Praça Jonas Pinheiro irá completar quatro anos de existência no dia 9 de maio, dia também em que se comemora o aniversário de Mato Grosso. Desde que foi criada, a praça serve como um espaço cívico e cultural, no qual são realizados eventos diversos voltados para toda a população, como o desfile cívico de 7 de Setembro e recentemente como ponto de chegada da Corrida de Reis. A praça também se tornou um dos cartões-postais da capital mato-grossense.

A Praça Senador Jonas Pinheiro possui um espaço de 14.700 metros quadrados, onde estão expostos os pavilhões do Brasil, de Mato Grosso, de Cuiabá e dos municípios do Estado, compostos por 38 mastros que revezam, a cada 30 dias, os municípios que comemoram emancipação político-administrativo – aniversário.

Há ainda uma área de 1.200 metros quadrados para uso dos visitantes, um palco, uma galeria com quadros de ex-governadores desde a Proclamação da República, elaborados pelo artista plástico Victor Hugo, além de obras literárias de escritores mato-grossenses e serviço de apoio, como banheiros. A praça conta ainda um espelho d’água com uma cascata de cinco metros de altura.

Imprimir