Imprimir

Notícias / Universo Jurídico

Reserva do Cabaçal apóia as Mulheres Rurais

Da Assessoria /Empaer

A parceria entre a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Ministério do Desenvolvimento Agrário e a Prefeitura Municipal de Reserva do Cabaçal, garantiu a realização do Encontro de Mulheres Rurais ocorrido no município na sexta-feira (16.09). O intuito foi promover a valorização e o reconhecimento do papel da mulher rural no desenvolvimento sustentável do Estado.

Foi um dia especial marcado com show musical, gincanas e palestras educativas sobre aposentadoria, auxílio doença e salário maternidade, além das palestras sobre prevenção à doenças e saúde da mulher. Teve também premiação do Terceiro Concurso de Pratos, onde foram avaliados 146 pratos e premiados 15 pratos salgados e 11 pratos doces feito pelas mulheres rurais do município. O Banco do Brasil anunciou a aprovação de 10 Pronaf’s Mulher para o município de Reserva do Cabaçal.

A mulher rural com seu jeito simples tem feito a diferença na agroindustrialização de produtos artesanais, ajudando a melhorar a qualidade de vida e a renda de sua família. Durante o encontro as mulheres puderam apresentar e vender o fruto de seus trabalhos como o artesanato regional, doces, biscoitos e compotas caseiras, queijos, mel e seus derivados, chinelos decorados, bordados, crochê, hortifrúti, entre outros. “O nosso papel é incentivar e motivar o trabalho da mulher rural na pequena propriedade e garantir qualidade de vida, além de gerar uma boa renda familiar”, ressaltou a nutricionista Denise Ávila, coordenadora dos projetos do MDA em Mato Grosso e extensionista rural da Empaer.

Participaram da abertura do evento o presidente da Empaer, Enock Alves dos Santos, o prefeito e a primeira-dama municipal, Nivaldo Ponciano Coelho e Deuzina Pereira Cardoso Coelho e o deputado Ezequiel Fonseca.

Cerca de 380 mulheres participaram das atividades durante o encontro, das comunidades Guanabara, Casulo Mulher, Alto Cabaçal, Baixo Guanabara, Santo Antônio, Piraputanga, Jibóia, Sereno, 7 de Setembro, 30 Lotes, Queixada, Rio do Peixe, Ipê Roxo, Barra Dracena, Lajeado, Chácaras, Fazendas e dois acampamentos (pertencentes da região de Araputanga) o Padre Maurício e Itaguaíra.
Imprimir