Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Manejo florestal é tema de peça teatral na Semana da Árvore

Assessoria Cipem

Para comemorar o Dia da Árvore, no dia 21 de setembro, o Cipem (Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira) que representa setor de base florestal promove a peça teatral ‘História sem fim’, que retrata de forma lúdica a prática do manejo florestal sustentável, o método utilizado para a retirada de árvores maduras e com critérios rigorosos na legislação ambiental. A peça faz parte da programação da Semana da Árvore, realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Instituto Ação Verde.

Serão 14 apresentações no Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá, o grupo de Teatro Cena 1 de Lucas do Rio Verde, buscou traduzir de forma descontraída e explicar ao público como trabalham os empresários do setor de base florestal. Castigados pela desinformação e muitas vezes por criminosos que atuam de forma ilegal, o setor de base florestal trabalha para esclarecer que ao invés de vilão do desmatamento, na verdade é o guardião da floresta.

Com o tema: ‘A madeira é nosso negócio, manter a floresta viva é nossa missão!” o Cipem tem atuado para que todos trabalhem na legalidade ambiental e trabalhista. Promove campanhas contra o desmatamento ilegal e as queimadas, busca parcerias com órgãos ambientais, fiscalizadores, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, ONGs ambientalistas, entre outros.

A intenção de montar uma peça teatral para falar com as crianças com uma linguagem musical e poética é conscientizá-las de que a vida é um ciclo e o futuro depende de atitude. Os atores vão falar de preservação ambiental, o respeito ao meio ambiente e o que fazem os empresários do setor de base florestal para que o público aprenda de forma divertida como lidar com a natureza.

A ‘História sem Fim’ é contada por uma trupe de teatro de rua que interage de forma dinâmica com a plateia, o que torna o espetáculo leve, descontraído e divertido.

Está confirmada a participação de escolas da rede pública e privada. As apresetnações começam na quarta-feira (21.09) e terminam no sábado (24).
Imprimir