Imprimir

Notícias / Política BR

Sinop discute implantação e valorização da assistência social

De Brasília - VT

Mato Grosso vai sediar conferência de assistência social para discutir o tema “Avançando na consolidação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) com a valorização dos trabalhadores e a qualificação da gestão, dos serviços, programas, projetos e benefícios”. O debate será na quarta-feira (21/9), a partir das 20h, em Sinop.

Além de reunir representantes de vários segmentos da área social, o evento contará com a participação do coordenador do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Jaime Rabelo, e do presidente do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), Carlos Ferrari.

A conferência estadual, que termina na sexta-feira (23), é espaço para avaliação e propostas de diretrizes, além de discutir temas preparatórios para o evento de caráter nacional, que ocorrerá de 7 a 10 de dezembro, em Brasília. A pauta das discussões visa reconstruir a assistência social de acordo com as necessidades da população usuária do serviço.

Em Mato Grosso, o Bolsa Família é pago a 164.634 famílias; e cerca de 39 mil idosos e 38 mil pessoas com deficiência recebem o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).

O Estado possui 175 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e 46 Centros Especializados de Assistência Social (Creas), que presta atendimento a vítimas de violência. Há, também, dois Restaurantes Populares e 4.136 cisternas construídas com recursos do governo. O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) atende 13.752 meninos e meninas retirados da situação de trabalho. (Com informações do MDS)
Imprimir