Imprimir

Notícias / Educação

Iluminação e ônibus vão melhorar rotina dos estudantes da Unemat em Juara

Assessoria/Presidencia

 A má sinalização e iluminação das vias que dão acesso ao campus da Unemat, em Juara, têm provocado vários acidentes e trazido insegurança aos estudantes que precisam percorrer aproximadamente 5 km até chegar a sede da universidade.

A falta de um ônibus escolar também dificulta a realização de atividades extracurriculares. Foram esses motivos que levaram o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva, solicitar ao Governo do Estado a iluminação das vias que dão acesso ao campus e a aquisição de um ônibus para atender aos alunos.

Ao ter que percorrer todo o trajeto até a universidade todos os dias da semana e no período noturno, a servidora pública Edna Pereira do Nascimento, 33 anos, sabe dos riscos que corre para cursar a faculdade. “A situação está precária. Não há sinalização e os acidentes são constantes. Na última sexta-feira, por exemplo, teve um envolvendo uma moto e um cachorro, que estava na pista e não foi visto devido à baixa luminosidade”, relatou Edna, que está no primeiro semestre de Pedagogia.

Com relação ao ônibus escolar, a estudante diz que será uma grande aquisição para a comunidade acadêmica que, quando necessitar de transporte para realizar atividades extracurriculares, não precisará depender da prefeitura ou de alugar veículo. “Às vezes, temos que fazer vaquinha”, completou.

“O propósito da indicação é tornar mais fácil e ágil o atendimento às demandas do aluno, que muitas vezes encontra-se em localidade diversa e têm dificuldades para obter carona ou meio de locomoção, fato que muitas vezes inviabiliza sua participação.
Sem falar da falta de iluminação com inúmeros acidentes que ocorreram nas vias de acesso, afirmou Riva. Além dessas duas, o deputado também fez outras seis indicações somente na semana passada para melhorias nas áreas de infraestrutura e pedagógica do campus em Juara. Entre eles, solicitou a implantação de nove novos cursos, já que hoje o único ofertado é o de Pedagogia. O Governo do Estado já confirmou o de Administração.

Imprimir