Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Ninguém está dando anistia a desmatadores, diz Blairo Maggi

De Brasília - Vinícius Tavares

O senador Blairo Maggi (PMDB/MT) defendeu a aprovação do relatório do senador Luis Henrique (PMDB/SC), relator do projeto de alteração do Código Florestal na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal, e afirmou que o texto que está sendo analisado não dá anistia a desmatadores, como apontam alguns parlamentares e ambientalstas.

"Ninguiém está dando anistia. Estamos apenas dando um prazo para que as pessoas fiquem com a sua multa em suspensão até que possam se readequar à lei", disse o senador durante o debate ocorrido na manhã desta quarta-feira (21/9).

Blairo disse também que o Código Florestal precisa garantir condições para que o homem esteja em harmonia com o meio ambiente. Ele citou o bioma Pantanal como exemplo desta harmonia, onde os homens produzem e convivem há séculos em meio à natureza. O parlamentar avalia que o Código Florestal precisa respeitar diferenças entre meio ambiente para os homens e para os animais

"O meio ambiente precisa priorizar o ser humano, que é o mais importante. Esta harmonia que só prioriza o meio ambiente não serve para os homens", ressalta Maggi ao questionar onde o homem estaria contemplado na Constituição brasileira. "Está no primeiro parágrafo, como me socorre agora a senadora Kátia Abreu", completou Maggi.

O debate sobre o Código Florestal se estendeu por toda a manhã. O senador Luis Henrique disse ter recebido 98 emendas entre ontem e hoje e que não acolheu nenhuma por absoluta falta de tempo para analisá-las. Está em discussão a emissão de multas a quem desmatou APP (Áreas de Preservação Permanente) e reserva legal desde junho de 2008 e as regras para ocupação da APP.
Imprimir