Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Deputados querem incluir médicos veterinários nas profissões do SUS

De Brasília - Vinícius Tavares

Deputados que fazem parte da Frente Parlamentar dos Médicos Veterinários querem incluir o médico veterinário no SUS (Sistema Único de Saúde). A iniciativa é incluir a categoria na lista de profissões recomendadas para compor o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), esta tem sido uma das principais pautas da profissão desde a realização do Iº Congresso Nacional de saúde Pública Veterinária, em Guarapari, no ano de 2005.

O assunto foi debatido nesta semana em reunião dos membros da Frente com o o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho. Estiveram presentes os deputados Wellington Fagundes (PR/MT), Onyx Lorenzone (DEM/RS), Carlos Brandão (PSDB/MA) e Valdir Maranhão (PP/MA), além do presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária (SBMV), Josélio de Andrade Moura. O debate surgiu a partir da necessidade de um amadurecimento sobre a atuação deste profissional na saúde pública de forma mais efetiva.

“A inclusão do médico veterinário no SUS é de grande importância. A maioria das doenças está interligada entre o ser humano, os animais e a alimentação. Somente com um trabalho em conjunto será possível propiciar um sistema de saúde melhor para a população, este é nosso objetivo”, ressaltou Fagundes.

A parceria estabelecida entre a bancada de médicos veterinários e o ministro deve consolidar o debate sobre os programas de sanidade animal. “Somente desta forma o Brasil poderá ser o maior exportador de carne bovina, suína e aves, temos potencial e competência para isso”, pontuou Josélio de Andrade Moura, presidente da SBMV.
Imprimir