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Notícias / Educação

Escolas devem proporcionar orientação profissional/vocacional

Da Assessoria

O mercado de trabalho exige profissionais cada vez mais novos e mais qualificados. E nessa ânsia por não “perder” tempo, muitas vezes os jovens acabam fazendo escolhas que não representam realmente a sua vocação. Para auxiliar essa escolha, o deputado Mauro Savi apresentou projeto de lei que institui a “Semana de orientação profissional/vocacional” a ser realizada anualmente nas escolas de ensino médio, públicas e privadas, de Mato Grosso.

“A escolha de uma profissão nunca foi uma tarefa fácil. Porém, atualmente a pressão exercida pela sociedade e pela própria família, que praticamente exige que o jovem acabe o ensino médio e ingresse em seguida em uma faculdade, faz com que essa decisão seja ainda mais difícil”, argumentou o parlamentar.

O objetivo da proposta é auxiliar os jovens a decidirem qual a melhor carreira a ser seguida por meio de uma orientação vocacional. Para o parlamentar, é necessário que as escolas ofereçam instrumentos aos jovens, através do desenvolvimento de seus recursos internos, para realizar escolhas conscientes e responsáveis.

“Recorrentes são os casos em que estudantes universitários abandonam ou trocam de cursos no decorrer da vida acadêmica, isso quando não concluem o curso superior para o qual não possuem a mínima vocação, tornando-se profissionais frustrados e apáticos”, argumenta Mauro Savi na justificativa do projeto.

Conforme a proposta apresentada, as atividades decorrentes da “Semana de orientação profissional/vocacional” deverão ser realizadas em período complementar e caráter extracurricular ao das aulas regulares e deverão ser ministradas por docentes em exercício na unidade escolar ou admitidas para esse fim, portadores de licenciatura plena e habilitados preferencialmente em Psicologia.

Mauro Savi defende que a orientação vocacional seja um processo que leve em consideração os desejos pessoais e as demandas de mercado, por isso, a proposta é que a “Semana de orientação profissional/vocacional” tenha um caráter dinâmico, privilegiando o encontro, as vivências, o diálogo e a troca de experiências em grupo.
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