Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Incêndios castigam região metropolitana de Belo Horizonte

Bom Dia Brasil

A região metropolitana de belo horizonte está sofrendo muito com os incêndios. As montanhas do Parque do Rola Moça, uma das mais importantes áreas verdes de Minas Gerais, ficaram cobertas pela fumaça e pelo fogo. Bombeiros usaram caminhões pipa para apagar as chamas. Aeronaves da Polícia Militar e do Instituto Estadual de Florestas reforçaram os trabalhos.

O incêndio começou na sexta-feira (23). De longe, era possível ver as labaredas. Muitos moradores passaram a noite em vigília até o amanhecer. A linha de fogo, segundo os bombeiros, se estendeu por quatro quilômetros e chegou perto das casas. Com o vento forte, as chamas atingiram dez metros de altura e quase envolveram um carro. Houve risco de explosão. “Eles mandaram a gente sair correndo, porque está pegando fogo”, disse um motorista.

Muitos moradores ajudaram com baldes e mangueiras. Dois quiosques ficaram totalmente destruídos. A rede elétrica também foi atingida. Árvores inteiras pegaram fogo. Muitas cobras morreram. Os pássaros ficaram desorientados.

“Ninguém vai esquecer”, disse um morador. “Hoje a gente veio ver o que sobrou: pouquíssimo, triste, tudo cinza, tudo queimado, animais mortos”, apontou a assistente social Meire Ramos.

Outro incêndio atingiu a Serra do Curral, cartão-postal de Belo Horizonte. “Foi criminoso, alguém viu alguns rapazes atear o fogo”, afirmou Homero Brasil, diretor do Parque das Mangabeiras.

O fogo chegou ao Parque das Mangabeiras, região sul da capital, onde, segundo a direção, estavam cerca de 20 mil estudantes, além de turistas. “Esse é o símbolo de Belo Horizonte. Uma área de proteção ambiental, de preservação, tem animais aqui, cachinguelês e tudo mais, filhotes. Tudo isso está sendo sacrificado”, prevê um senhor.

No vídeo, veja mais informações sobre o incêndio em Belo Horizonte com a repórter Isabela Scalabrini.
Imprimir